O treinador do Vitória de Guimarães, Sérgio Conceição, revelou este domingo esperar uma "boa resposta" da equipa para poder alcançar a segunda vitória seguida na I Liga de futebol, no jogo com o Rio Ave, da 12.ª jornada.

Após ter vencido no reduto do Boavista por 2-1, a formação vimaranense pode, na receção aos vila-condenses, somar o segundo triunfo consecutivo na prova, feito conseguido pela última vez em outubro de 2014, com o técnico a mostrar-se confiante na conquista dos três pontos.

"É um jogo extremamente difícil, mas em que, perante as três semanas de paragem, estamos à espera de dar uma boa resposta e de conseguirmos essa vitória tão importante a nível de pontos e também dar continuidade, conseguindo uma situação que não se consegue há mais de um ano: duas vitórias consecutivas", disse.

O treinador vitoriano mostrou-se, contudo, consciente das dificuldades que o adversário acarreta, por ser uma equipa que, nos últimos anos, se habituou a lutar pelos lugares europeus e em "chegar o mais longe possível na Taça da Liga e na Taça de Portugal".

"É uma equipa consistente, com jogadores experientes, com um treinador que já tem alguns anos disto e que cria sempre grandes dificuldades", descreveu.

Um triunfo frente ao Rio Ave pode também ser importante para os vimaranenses se aproximarem dos lugares europeus, objetivo estabelecido no início da época, mas, para Sérgio Conceição, é mais importante, nesta fase, que a equipa se foque em vencer cada jogo.

"Não podemos entrar num estado de alma em que ganhámos um jogo, e tudo parece fácil e que vamos ficar nos primeiros lugares. Obviamente, lutamos para isso, para, em cada jogo, conseguir os três pontos. É importante dar a estabilidade à equipa em termos de exibições e pontos, para depois pensarmos em algo mais", considerou.

O timoneiro dos minhotos falou também sobre a discrepância de rendimento da equipa entre a primeira e a segunda parte com o Boavista, tendo garantido que tem alterado a equipa titular no sentido de a melhorar e que o ‘onze' do segundo tempo poderá estar mais próximo do que deseja.

"Se tenho mudado alguma coisa, é porque as coisas não têm corrido da melhor maneira. Obviamente que tivemos uma primeira parte não muito boa, porque não foi o que tínhamos planeado. Na segunda parte, foi claramente uma equipa mais à imagem do que tínhamos trabalhado", referiu.

Questionado ainda sobre a subida de rendimento do avançado Henrique Dourado, segundo melhor do ‘Brasileirão' de 2014, ao serviço do Palmeiras, com 16 golos, o treinador vitoriano respondeu que espera que ainda melhore, depois de o ter deixado muito tempo de fora das opções, por ?défice' físico.

"Pretendo um ponta de lança disponível, que possa ser referência para a equipa, que faça golos. Quando cheguei aqui, o Henrique não estava no seu melhor em termos físicos. Não podia ser injusto com os outros que me davam mais garantias, independentemente das credenciais que o jogador trazia do Brasil", esclareceu.

Sérgio Conceição abordou ainda a estreia de Miguel Silva na baliza vitoriana na partida anterior, tendo dito que é "mais um bom valor que o Vitória tem" e que espera que continue a ser "importante para a equipa".

O Vitória de Guimarães, 12.º classificado, com 13 pontos, recebe o Rio Ave, sexto classificado, com 18, na segunda-feira, pelas 20h00, no estádio D. Afonso Henriques, em jogo que será arbitrado por Nuno Almeida, do Algarve.