O treinador do Sporting de Braga, Paulo Fonseca, desvalorizou hoje a 'seca' de golos que a equipa atravessa e disse esperar muitas dificuldades no terreno do Tondela, no domingo, na 13.ª jornada da I Liga de futebol.

"O Tondela vai estrear um estádio novo, numa semana em que houve mudança de treinador, pelo que há um simbolismo em torno deste jogo que as pessoas do Tondela podem entender como de viragem e isso pode representar algum perigo para nós se não encararmos o jogo da melhor maneira", começou por afirmar.

Em relação à ausência de golos há três jogos seguidos (dois para o campeonato e um para a Liga Europa), o treinador mostrou-se confiante em que "as coisas vão acontecer naturalmente".

"Às vezes, quando se fala em equipas que não marcam golos, pressupõe-se que falamos em equipas defensivas, mas o que acontece é precisamente o contrário. Nos últimos três jogos fizemos 46 remates, 65 cruzamentos, enviámos cinco bolas aos ferros, além de situações de grande penalidade [não assinaladas] e temos revelado um grande equilíbrio, sem entrar em ansiedade, porque a equipa percebe que as coisas vão acontecer naturalmente", disse.

Paulo Fonseca disse que estaria "muito preocupado" se o Sporting de Braga "não dominasse, não mandasse nos jogos e não criasse oportunidades" e que "falta apenas materializar em golos" as situações criadas.

O Tondela é último classificado, com apenas cinco pontos (uma vitória, alcançada há três meses e meio, e dois empates), tem o pior ataque do campeonato e uma das piores defesas, estreia no domingo o terceiro treinador (Petit), mas Paulo Fonseca não considera que estes fatores sejam uma pressão extra, porque o Sporting de Braga "joga sempre para ganhar".

"Essa pressão vai existir sempre perante qualquer adversário, em qualquer estádio. Mas, se queremos vencer, não podemos menosprezar o adversário olhando só para a classificação", avisou.

Defendeu que "nem sempre os resultados traduzem o valor das equipas" e que "o Tondela é recheado de bons valores e jogadores experientes".

"Recuso-me a olhar para o Tondela como um adversário acessível e que não nos vai criar dificuldades, pelo contrário", acrescentou.

O 'mercado' de transferências reabre dentro de pouco mais de duas semanas e Paulo Fonseca admite retocar o plantel, mas em número reduzido, e descartou a saída de jogadores, porque o Braga está em quatro competições.

"Todos os treinadores pensam em possíveis melhorias nos seus plantéis e eu não fujo à regra, mas não sou apologista de grandes mudanças em dezembro, porque este é um processo que leva tempo a moldar e, quanto mais mudanças, mais difícil se torna. Pontualmente, numa ou noutra posição, podemos mudar alguma coisa", disse.

O sorteio da Liga Europa, que considerou uma "mini 'Champions'", realiza-se na segunda-feira e Paulo Fonseca quer evitar as equipas mais fortes, "mas não há equipas acessíveis neste momento na Liga Europa".

Sporting de Braga, quarto classificado, com 21 pontos, e Tondela, último, com cinco, defrontam-se no domingo, às 20:30, no Estádio João Cardoso, em Tondela, jogo que será arbitrado por Bruno Paixão, de Setúbal.