A SIC Notícias anunciou hoje ter alterado do Dragão Caixa para a Alfândega do Porto a conferência que na terça-feira assinala o 15.º aniversário da estação, por “recusa” da Porto Comercial em deixar entrar o convidado Rui Rio.

“A conferência ‘Portugal 2016 – O Futuro do País e das Empresas’, a primeira no ciclo que marca o 15.º aniversário da SIC Notícias, vai realizar-se na Alfândega do Porto e não no Dragão Caixa, como inicialmente previsto. Esta mudança de local prende-se com a recusa, pela Porto Comercial, SA, na véspera do evento, à entrada de Rui Rio nas instalações do Dragão Caixa”, lê-se no comunicado emitido pela estação de Carnaxide.

A Lusa tentou obter uma reação da Porto Comercial, mas até ao momento tal não foi possível.

O ex-presidente da Câmara do Porto é um dos convidados da conferência no painel da “Quadratura do Círculo”, sendo que desde o início do seu primeiro mandato que as suas relações com o FC Porto não foram pacíficas, nomeadamente por divergências relacionadas com o Plano de Pormenor das Antas.

Para a direção da SIC Notícias, esta proibição é “uma interferência abusiva na sua linha editorial”, pelo que, “por óbvios motivos éticos, de independência e de transparência para com os telespectadores, recusou liminarmente a imposição, tendo decidido manter a conferência e todos os convidados, mudando apenas o local”.

Com início agendado para as 09:30, a conferência contará com as participações, entre outros, dos presidentes dos conselhos de administração da Impresa, Pedro Norton, e da Caixa Geral de Depósitos (CGD), José de Matos, para além de Carlos Andrade, Jorge Coelho, Rui Rio e António Lobo Xavier (no painel “Quadratura do Círculo”) e de José Gomes Ferreira, António Portela (Bial), Carlos Melo Ribeiro (Siemens) e José Cabral dos Santos (CGD).

O encerramento, pelas 13:00, estará a cargo do ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques.