O antigo vice-presidente do Benfica, António Figueiredo, comentou o atual momento dos 'encarnados' após o empate com o União da Madeira, e considerou que esta temporada as arbitragens não têm sido positivas nos jogos do Benfica e que os rivais têm sido beneficiados para justificar o atual 'fosso' pontual dos bicampeões para Sporting e FC Porto.

"Uma desgraça na primeira parte, independentemente de o União ter estacionado dois autocarros no meio campo, algo que não fizera noutros jogos anteriores, e ter estado em bom plano", começou por dizer António Figueiredo em declarações citadas pelo jornal O JOGO em relação ao empate do Benfica na Madeira.

"Diria mesmo que a nível interno tem sido um desastre, começando com a derrota na Supertaça, uma competição a que atribui pouca importância, mas também entra nas contas, e muito pior, depois, o desastre histórico na Luz, diante do Sporting. Parecia que a equipa estava a crescer, mas esta exibição na Madeira foi descoroçoadora. Não há que atirar a toalha ao chão nesta altura, pois falta muito campeonato, mas a situação complica-se", acrescentou o adepto e ex-dirigente do Benfica.

"Há muita coisa fora do rendimento da equipa do Benfica, e não são apenas as exibições menos boas, que contribuem para a equipa estar nesta altura a uma certa distância do Sporting e do FC Porto. Faltam ao Benfica os penáltis que têm favorecido, de uma forma ou outra, os seus rivais. Ainda agora, ao FC Porto não foram assinalados dois castigos máximos a favor do Nacional. Quer se queira quer não, e isto sem esquecer o mau desempenho do Benfica em alguns jogos, esses fatores que referi acabam por ter influência na conquista de pontos", atirou António Figueiredo.

Mas nem tudo tem sido negativo neste arranque de temporada do Benfica de Rui Vitória. Para António Figueiredo, a aposta em jovens jogadores e o apuramento na Liga dos Campeões são importantes para o novo paradigma do clube.

"Há que destacar o lançamento de jovens da formação, embora não duvide que com outro treinador eles nunca jogariam na equipa principal, e ainda a boa campanha na Liga dos Campeões, podendo agora chegar ao grupo das oito melhores equipas europeias, caso elimina um adversário mais ou menos acessível nesta fase da competição", sentenciou.