Jorge Jesus assumiu hoje que se o Sporting jogar como em Braga será mais fácil vencer no domingo o União da Madeira, na 14.ª jornada da I liga de futebol, salientando o início de temporada dos ‘leões’.

"Se jogarmos como em Braga [derrota por 4-3, na Taça de Portugal] de certeza que sai mais fácil. Estamos convencidos que somos capazes de defender o nosso lugar [liderança]. Todos os jogos na Madeira normalmente são difíceis. O União deu-nos essas indicações no último jogo contra o nosso rival [0-0 com o Benfica]. Sabemos que vai ser um jogo onde o União vai jogar com uma organização defensiva com qualidade, vamos ter de arranjar soluções para arranjar espaços. O União vai ter como estratégia situações de recuperação para sair no contra golpe", explicou.

Na conferência de imprensa de antevisão ao jogo na Madeira, o treinador do Sporting, que confirmou a recuperação de Ewerton e a ausência de Téo Gutierrez, que continua lesionado, explicou que se o jogo se disputasse no Estádio dos Barreiros seria mais fácil, mas reiterou a vontade dos ‘leões’ em disputar o encontro, independentemente do dia e das condições climatéricas.

"A Choupana, o campo em si tem todas as condições, agora é verdade que na Madeira, pela altitude onde está situado o campo, tem esses problemas [nevoeiro], mas o ideal era se se pudesse jogar no campo do Marítimo, um estádio muito bonito e seria uma defesa do nevoeiro. Se não pudermos jogar a 20, jogamos a 21. Se não der a 21, jogamos a 22, o jogo tem é de se jogar", afirmou.

O técnico que fez questão de destacar o "primeiro terço de época do Sporting", que garante "confiança e poder aos ‘leões’".

Questionado sobre Carrillo, deixou a ideia que não poderá contar mais com o jogador peruano, mas que, caso tenha possibilidade de garantir mais reforços, o setor defensivo seria o que gostaria de reforçar.

"Estamos na quadra natalícia, mas acho que o Pai Natal não me vai dar esse presente [regresso de Carrillo]. Vamos ver se o Pai Natal me vai dar outro presente. O treinador nunca está 100 por cento satisfeito, nem com aquilo que faz nem com aquilo que tem. Se pudesse ter mais um jogador, talvez no setor defensivo, pois do meio campo para a frente temos muitas soluções", assumiu.

Acerca da liderança isolada no campeonato (mais dois pontos que o FC Porto), Jesus voltou a salientar que, quando chegou ao Sporting, não esperava estar destacado no primeiro lugar e passou a mensagem para o plantel que mais difícil do que chegar ao primeiro lugar é defendê-lo.

"Temos de caminhar muito, sofrer muito. Quando entrei nesta casa foi sempre com a intenção de estarmos como estamos hoje. Acreditava que pudéssemos disputar o campeonato, agora estar destacado em primeiro não tinha a certeza. Isto é novo para a equipa, o que quero é que a equipa consiga ter capacidade de defender lugar. É difícil chegar ao primeiro lugar, mas mais difícil é defendê-lo", reiterou.

O Sporting, atual líder do campeonato, com 35 pontos, desloca-se à Madeira para defrontar, às 18:15 de domingo, o União da Madeira, 15.º, com 11, num encontro arbitrado por Vasco Santos da Associação de Futebol do Porto.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.