O Sporting perdeu este domingo a liderança do campeonato nacional ao ser derrotado pelo União da Madeira por 1-0, e permitiu que o FC Porto aproveitasse para ascender ao primeiro lugar da tabela com uma vitória tranquila sobre a Académica de Coimbra por 3-1.

Os 'leões' apresentaram-se na Madeira sem William Carvalho e Ewerton no onze inicial por opção técnica, e com Montero e Slimani na frente de ataque à baliza madeirense.

Já o União da Madeira vinha de um empate moralizador a 0-0 frente ao Benfica depois da goleada sofrida em Paços de Ferreira, e aproveitando a estratégia que deu frutos frente ao bicampeão nacional tentou o mesmo com o líder do campeonato à entrada para a 14ª jornada.

A equipa de Jorge Jesus cedo procurou o golo e logo nos instantes iniciais, a velocidade de Gelson procurou algo que a pontaria não retribuiu. O União da Madeira respondeu aos oito minutos com um remate de Cádiz, mas Rui Patrício anulou com relativa facilidade o lance.

Como era de esperar, o domínio do Sporting foi gradualmente empurrando as linhas madeirenses para junto da baliza de André Moreira, e os lances perigo da formação leonina começaram a seguir-se, uns a seguir aos outros, mas a bola era continuamente repelida pelos defensores do União da Madeira.

A estratégia defensiva do União da Madeira parecia surtir efeito nos jogadores do Sporting, que pareciam cansar-se mais à procura de linhas de passe para furar a 'barreira' madeirense do que propriamente arranjar forças para rematar à baliza. Os 'leões' circulavam a bola à volta da 'fortaleza' do inimigo, mas não conseguiu invadir a mesma. Com os defesas centrais do União da Madeira sempre muito fixos, o Sporting tentou explorar alguns desequilíbrios pelos flancos, nomeadamente por intermédio da velocidade de Gelson no lado direito, mas a bola acabava por não ter o melhor destino na zona de finalização e o resultado ao intervalo continuava 0-0.

No segundo tempo, Jorge Jesus fez alterações no meio-campo do Sporting ao lançar em jogo Aquilani para tirar João Mário, e os 'leões' pareciam mais objetivos com a entrada do médio italiano. O perigo continuava a rondar a baliza de André Moreira, mas o guarda-redes do União da Madeira mostrou uma maturidade e segurança acima da média para negar o golo ao Sporting.

Aos 63' minutos, Norton de Matos lançou no jogo Danilo Dias, e o União da Madeira ganhou um elemento mais móvel para explorar as situações de contra-ataque até aqui inexistentes por parte da formação madeirense.

O Sporting forçava a equipa do União da Madeira a recuar e só por milagre parecia que o marcador continuaria nulo. E contra a ordem natural dos acontecimentos, o União da Madeira conseguiu apanhar a defesa do Sporting desiquilibrada, devido à intensidade leonina para procurar o golo, para num verdadeiro golpe de teatro fazer o 1-0 por intermédio de Danilo Dias aos 69 minutos. O jogador brasileiro aproveitou um cruzamento do lado direito de Paulinho para de cabeça castigar a equipa de Jorge Jesus.

A perder por 1-0, o Sporting intensificou ainda mais a sua pressão junto à área do União da Madeira, mas a formação comandada por Norton Matos conseguiu aguentar o ritmo frenético dos jogadores orientados por Jorge Jesus que tudo fizeram para chegar ao golo. O guarda-redes André Moreira foi gigante nas grandes intervenções que fez, e nem o instinto 'matador' de Slimani conseguiu desfazer a vantagem dos madeirenses, que assim infligiram a primeira derrota do Sporting para o campeonato em nove meses, a poucos dias do Natal.

Com este resultado, o Sporting está agora em segundo lugar do campeonato nacional liderado pelo FC Porto, que curiosamente visita os 'leões' na próxima jornada naquele que será o primeiro 'clássico' de 2016.


Recorde os principais lances do jogo