Jesualdo Ferreira, treinador que orientou FC Porto e Sporting, fez o lançamento do clássico. Para o técnico de 69 anos, a condição de líder do campeonato pode beneficiar o conjunto orientado por Julen Lopetegui.

“(…) Neste momento depois da derrota na Taça de Portugal e de perder o primeiro lugar no campeonato, [o Sporting ] está numa fase anímica que não é a melhor. Contudo, o FC Porto, apesar de estar agora em primeiro, também vem de uma eliminação na Liga dos Campeões. O FC Porto tem sempre dois objetivos: Ser campeão e passar aos oitavos-de-final da Champions. Está instituído. Curiosamente, eu vivi nesses oito projetos e alcancei sete, só uma vez não consegui alcançar esses objetivos. Se o Sporting tivesse mantido a liderança até ao clássico, podia estar um pouco por cima, contudo, estes últimos jogos mudaram um pouco as coisas, o momento atual pode beneficiar o FC Porto neste clássico. Contudo, num jogo como um clássico as previsões nunca são infalíveis”, afirmou o técnico em declarações ao jornal Record.

O clássico entre o FC Porto e o Sporting, primeiro e segundos classificados da I Liga, joga-se em Alvalade no dia 2 de janeiro.