Luisão abordou numa entrevista ao jornal Record o polémico tema das arbitragens, que tanta tinta tem feito correr nas últimas semanas no futebol português.

Para o capitão do Benfica, o atual terceiro lugar dos bicampeões nacionais não se justifica exclusivamente pelas queixas em relação aos árbitros. "Creio que houve alguns momentos da época em que aconteceu alguma coisa, mas não coloco a culpa nas arbitragens. Gosto é que o árbitro seja isento em todos os jogos e apite com a convicção de que está a tomar a decisão certa. Acho que os árbitros fazem isso", afirmou.

O veterano defesa do Benfica, de 34 anos, lamentou ainda a pressão que se cria em torno dos juízes para os jogos dos três grandes, sobretudo: "Em Portugal as coisas, por vezes, não se resumem àquilo que se passa dentro de campo. Vemos algumas pessoas a tentar agir de forma diferente para serem beneficiadas. Talvez através da pressão sobre os árbitros. O campeonato português perde muito com isso. Estou há 12 anos nesta casa e aqui isso nunca aconteceu, nunca recorremos a esse tipo de estratagemas para sermos beneficiados dentro de campo. Quem apita precisa de estar tranquilo seja em que campo for, seja qual for o risco do jogo".

Já sobre a sua relação em campo com os árbitros, Luisão garantiu ser respeitador, mesmo no calor do momento. "Tento tratá-los a todos com o máximo respeito, porque é assim que também gosto de ser tratado", concluiu.