O Sporting e a operadora NOS anunciaram esta terça-feira um acordo de 446 milhões de euros, que compreende direitos televisivos da equipa de futebol dos 'leões', exploração de publicidade, distribuição e exploração da Sporting TV e patrocínio.

Em comunicados enviados à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Sporting e a operadora anunciam a cedência à NOS dos direitos de transmissão dos jogos em casa e de exploração da publicidade estática e virtual do Estádio José Alvalade durante 10 anos, a partir da época 2018/19.

O acordo prevê que a NOS seja o patrocinador principal dos 'leões' já a partir de janeiro de 2016 e durante 12 épocas e meia, enquanto os direitos sobre a Sporting TV serão válidos por 12 anos, a partir de julho de 2017.

Ao mesmo tempo, o Sporting anunciou a renegociação dos acordos de direitos televisivos e de publicidade ainda existentes com a PPTV - Publicidade de Portugal e Televisão para as épocas 2015/16, 2016/17 e 2017/2018, indicando que o valor total dos acordos com as duas entidades é de 515 milhões de euros.

Confira o comunicado:

"A SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, Futebol SAD informa, nos termos do art. 248.º, n.º 1 do Código de Valores Mobiliários, que chegou hoje aos seguintes acordos:

1) com NOS LUSOMUNDO AUDIOVISUAIS, S.A. um contrato para a cessão dos seguintes direitos:

(i) direito de transmissão televisiva e multimédia dos jogos em casa da Equipa A de Futebol Sénior da Sporting SAD e direito de exploração da publicidade estática e virtual do estádio José Alvalade pelo período de 10 épocas desportivas com início em 1 de Julho de 2018;

(ii) direito de transmissão e distribuição do Canal Sporting TV, pelo período de 12 Épocas desportivas, com início em 1 de Julho de 2017;

(iii) direito a ser o seu Principal Patrocinador, pelo período de 12 épocas e meia, com início a 1 de Janeiro de 2016.

2) com a PPTV – Publicidade de Portugal e televisão, S.A. um aditamento ao contrato atual pelo qual foram revistos os valores a pagar pelos direitos de transmissão televisiva e multimédia dos jogos em casa da Equipa A de Futebol Sénior da Sporting SAD e direito de exploração da publicidade estática e virtual do estádio José Alvalade para as épocas 2015-2016, 2016-2017 e 2017-2018.

As contrapartidas financeiras globais resultantes do valor dos contratos, incluindo as épocas 2015-2016, 2016-2017 e 2017-2018, o referido no ponto 1 e o aditamento referido no ponto 2 ascendem ao montante de €515.000.000.

Lisboa, 29 de dezembro de 2015"

*Artigo atualizado às 14h44.