A Polícia de Segurança Pública (PSP) afirmou hoje que vai "procurar fazer um trabalho de prevenção, ao invés de um trabalho reativo" no ‘clássico’ da I Liga portuguesa, entre Sporting e FC Porto, marcado para sábado, em Lisboa.

O subintendente Pedro Pinho, responsável pela coordenação das forças de segurança, referiu que são esperados entre 45.000 e 47.000 espetadores no Estádio José Alvalade, embora não tenha revelado o número de efetivos destacados para o jogo entre o líder do campeonato e o segundo classificado, respetivamente FC Porto e Sporting.

"Os elementos destacados respeitam os rácios que a lei define. Iremos procurar fazer um trabalho de prevenção, ao invés de um trabalho reativo", disse, em conferência de imprensa.

A PSP alertou para "algumas restrições nas acessibilidades", tendo em conta o local em que se encontra o estádio.

"É um ‘clássico’, um jogo de risco elevado, entre os dois primeiros classificados. Aconselhamos as pessoas a usarem transportes públicos e a chegarem cedo. Vamos ter algumas restrições, porque o estádio está inserido numa malha urbana, mas não vamos condicionar totalmente artérias", referiu Pedro Pinho.

A abertura das portas será feita duas horas antes do início do jogo, sendo que os 2.600 adeptos do FC Porto terão entrada exclusiva pela porta 1 do Estádio José Alvalade.

"Vamos tentar ser céleres no processo de entradas. A porta 1 vai estar exclusivamente aberta para os adeptos do FC Porto, pelo que os adeptos do Sporting que habitualmente acedem ao recinto por essa porta, poderão fazê-lo pelas portas 2 e 4", referiu.

Contudo, a operação de segurança terá início na manhã do dia do jogo, com uma vistoria ao recinto, justificada pelos recentes atentados em Paris.

"É uma alteração que fizemos, depois do 13 de novembro, em Paris. Haverá elementos da PSP a trabalhar na manhã desse evento no recinto, para que ele esteja confortável aquando da abertura das portas", revelou.

O clássico da 15.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, entre Sporting e FC Porto, está marcado para sábado, a partir das 20h45, no Estádio de Alvalade, em Lisboa.