O treinador da Académica, Filipe Gouveia, disse esta sexta-feira é que importante começar o novo ano com uma vitória na receção ao União da Madeira, no sábado, em jogo da 15.ª jornada da I Liga de futebol.

"É importante iniciar o ano com uma vitória e começa também a ser importante fazer bons jogos em casa para continuar a nossa caminhada", salientou o técnico academista, na antevisão à partida.

Salientando que a Académica tem ganhado poucos jogos em casa nos últimos anos, Filipe Gouveia pretende inverter a situação e fazer do Estádio Cidade de Coimbra "uma fortaleza", em que a equipa puxe pelos sócios para estes retribuírem.

Desde que passou a treinar a ‘briosa’, no final de setembro, o clube conquistou 10 pontos, oito dos quais em casa, embora na época passada só tenha ganhado por uma vez no seu reduto.

"Temos obrigatoriamente de fazer mais pontos em casa, que terá de ser um fator importante na recuperação. Na Liga, temos de ganhar pelo menos 50% dos jogos em casa", sublinhou.

Depois da derrota fora na última jornada frente ao FC Porto, por 3-1, a Académica pretende voltar às vitórias, mas Filipe Gouveia alerta que o União da Madeira vem moralizado após "os bons resultados com dois candidatos ao título", em que ganhou ao Sporting e empatou com o Benfica.

"É uma equipa com jogadores rápidos nas alas e evoluídos tecnicamente no meio-campo. Vamos ter de anular os seus pontos fortes e explorar os pontos fracos, consoante a estratégia que delineámos", frisou o técnico.

A Académica, 17.ª e penúltima colocada, com 10 pontos, e o União da Madeira, 15.º, com 14, defrontam-se no Estádio Cidade de Coimbra, no domingo, a partir das 16:00, com arbitragem de Fábio Veríssimo, da associação de Leiria.