O treinador Domingos Paciência acredita que Jorge Jesus e Julen Lopetegui vão manter o estilo de jogo que criaram no Sporting e FC Porto, respetivamente, prescindindo de inapropriadas 'invenções' para o clássico de sábado na Liga NOS.

"Nenhuma das equipas vai mudar o seu jogo. A jogar em casa, o Sporting vai procurar ter mais presença ofensiva, com procura constante de poder fazer golo. Uma equipa com boa dinâmica. Acho que o Lopetegui também não vai mudar a forma de pensar e colocar o FC Porto a jogar de outro modo", disse o antigo futebolista dos dragões e treinador dos leões, comentando o jogo grande da 15.ª jornada.

Em declarações à agência Lusa, Domingos recorda que o espanhol Julen Lopetegui, que é líder isolado pela primeira vez em Portugal, com um ponto a mais que o rival, já se deu mal este ano ao adulterar a filosofia portista: "Fez alterações no Chelsea, sendo difícil de prever que o FC Porto jogaria assim. Não acredito que agora vá optar por uma situação dessas, não vai retirar a identidade ao FC Porto."

"E o (Jorge) Jesus não vai ter a preocupação dos jogos grandes, nos quais ele procura adaptar-se ao adversário e, se calhar, por vezes até utiliza um ou outro jogador adaptado a uma posição em função de uma unidade mais forte do opositor. Acho que isso também não vai acontecer. Ainda estamos na 15.ª jornada e ambos vão querer procurar a vitória", acrescentou.

Domingos Paciência, que teve uma experiência de treinador, incompleta, nos leões na época 2011/12, diz que "o ponto mais forte do Sporting neste momento é a confiança e o acreditar que é transmitido jogo após jogo", recordando os vários triunfos 'leoninos' nos últimos minutos, "prova evidente de que a equipa acredita sempre na vitória".

Quanto ao FC Porto, que representou durante 12 épocas enquanto futebolista, destaca o facto de ter atingido a liderança isolada da competição, "depois de muitas críticas e da equipa mostrar irregularidade que de certa forma que vai contra identidade e cultura" do clube".

"Se ganhar, o FC Porto vai consolidar e a equipa ganhar confiança depois de ter sofrido um choque muito grande com a eliminação da Liga dos Campeões", completou.

O treinador entende que a diferença mínima, de apenas um ponto (36-35) não pressiona nenhum dos clubes na classificação, considerando, ainda assim, que o FC Porto tem "mais a ganhar com o empate, já que manterá a liderança do campeonato".

"Mas não acredito que alguém vá jogar a pensar no empate. Nesta altura, ambos querem ganhar. Os dois treinadores pensam no melhor", vincou.

Domingos Paciência destaca a surpresa de o Sporting estar a lutar pelo primeiro lugar, elogiando a "dinâmica" da equipa de Jorge Jesus, perante um FC Porto que tem revelado "dificuldade em impor o seu jogo".