É preciso recuar até à temporada 2006/2007 para encontrar o último 'clássico' entre Sporting e FC Porto disputado em Alvalade com a liderança do campeonato em jogo.

Há nove temporadas que 'leões' e 'dragões' não disputavam a liderança da I Liga num jogo em Alvalade, mesmo que nessa época o primeiro lugar seria provisório uma vez que se disputava na altura a sétima jornada. No entanto, com o empate a 1-1 nenhuma das equipas ascendeu ao primeiro posto nessa jornada embora o FC Porto tenha mantido dois pontos de vantagem sobre os 'leões'.

Desde essa época, só por duas ocasiões o Sporting recebeu o FC Porto com a possibilidade de alcançar o primeiro lugar. Em 2013/2014, a equipa de Leonardo Jardim venceu o FC Porto por 1-0, mas não conseguiu alcançar o primeiro lugar ocupado pelo Benfica. Já na temporada 2008/2009, os 'leões' ocupavam o segundo lugar à 5ª jornada, mas uma derrota com o FC Porto por 2-1 impediu à equipa de Paulo Bento alcançar o primeiro lugar.

Recorde-se que em 81 clássicos disputados em Alvalade, o Sporting venceu em 43 ocasiões, empatou 19, e perdeu outras tantas vezes.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.