Em 2004, Deco deixou o FC Porto para assinar pelo Barcelona. Desde então não mais voltou a vestir a camisola dos 'dragões' - com exceção do seu jogo de despedida no Dragão - mas o antigo médio não deixa de acompanhar a atualidade do clube 'azul-e-branco'. Agora todas as atenções estão viradas para o 'clássico' de Alvalade e também Deco é um espectador atento.

"Quem vencer ganhará seguramente forças para os próximos tempos da luta pelo título. Vamos perceber, por um lado, se o FC Porto se assume de vez e, por outro, se a consistência que Jesus trouxe ao Sporting é real ou se foi sol de pouca dura", projetou Deco em declarações ao jornal A Bola.

"Não tenho dúvidas de que Lopetegui, sim, é bom treinador, que trouxe coisas boas ao FC Porto e que saberá montar bem a equipa. Sabendo que do outro lado, porém, está a equipa de Jesus, o melhor treinador de Portugal, ou o que melhor conhece a realidade do futebol português. A verdade é que pôs o Sporting a jogar muito melhor do que nas últimas épocas. E quando se joga bem está-se mais perto da vitória", realçou.

"Gostava que ganhasse o FC Porto. E acho que tem melhor equipa, ou plantel. Não sei, porém, se este FC Porto de Lopetegui já tem a maturidade suficiente para se impor em Alvalade ou na Luz. Mas é também por isso que estes jogos são bons, funcionam como testes, como saltos para um patamar que podem definir o resto da época", atirou ainda.