O acordo alcançado entre Sporting C. Portugal e a NOS para a cedência dos direitos televisivos do emblema de Alvalade foi este sábado elogiado por José Maria Ricciardi, que numa entrevista ao jornal Record falou no 'belíssimo contrato' alcançado pela direção de Bruno de Carvalho, e no excelente desempenho da equipa com Jorge Jesus ao comando.

"Foi um belíssimo contrato, por mais que se tente desmontá-lo. É fantástico para um clube grande, mas que não tem tido os títulos em número normal para a sua história. Se levarmos isso em consideração, acho que o negócio é fantástico. Os contratos dos três grandes, são próximos uns dos outros. O fantástico é que o Sporting tenha conseguido um negócio parecido com o dos outros dois, sem o mesmo sucesso desportivo recente. Aproximou-se dos outros e isto vai aumentar a sua competitividade e possibilitar lutar até final pelos títulos, permitindo uma cada vez menor dependência dos bancos: sempre defendi que o Sporting se libertasse o mais depressa possível dos bancos e este passo, depois da reestruturação financeira, também foi decisivo nesse sentido", afirmou José Maria Ricciardi.

"Se calhar daqui a uns anos os contratos não serão tão bons mas haverá cláusulas de salvaguarda, de reajuste. Não acho que seja uma inevitabilidade", acrescentou o antigo gestor do Banco Espírito Santo.

"Acho que o Sporting vai fazer uma combinação entre uma amortização mais rápida do passivo e o fortalecimento da equipa de futebol", considerou José Maria Ricciardi sobre o destino que a direção de Bruno de Carvalho dará ao dinheiro da NOS.

Já sobre o desempenho da equipa do Sporting, José Maria Ricciardi teceu rasgados elogios à escolha de contratar Jorge Jesus, que no seu entender é um dos melhores técnicos da Europa.

"É o melhor treinador de Portugal e um dos melhores da Europa. É extraordinário [o desempenho do Sporting esta época], pois a equipa é praticamente a mesma. O Sporting pode não vir a ser campeão mas vai lutar por isso", disse o banqueiro.

Sobre o 'clássico' de logo à noite, José Maria Ricciardi manifestou-se cauteloso: "Não há vencedores antecipados mas espero que o Sporting ganhe."