Julen Lopetegui está já há muito tempo na corda bamba e as derrotas diante de Marítimo e Sporting certamente não ajudaram o técnico espanhol. O treinador continua a defender que o FC Porto "não está assim tão mal", mas as críticas não param de surgir.

Jaime Magalhães, antiga glória dos 'dragões', falou ao SAPO Desporto e defendeu que o técnico ainda não conseguiu corresponder às exigências do clube, pelo que a contestação que lhe é dirigida pela imprensa e pelos adeptos é justificada.

"Até agora não ganhou nada, portanto o percurso é negativo", começou por dizer Jaime Magalhães, abordando depois a hipótese de uma 'chicotada psicológica': "Logo a seguir à derrota com o Marítimo eu já tinha avisado, mas claro que eu não mando no FC Porto. Quem manda é o nosso presidente e ele lá saberá as razões para o manter no FC Porto".

"A contestação existe porque o FC Porto não está a jogar bem, a equipa não está bem. Ainda não se conseguiu arranjar uma equipa certa e é complicado quanto não se arranja um onze ideal. Há muitos treinadores de bancada, isso é lógico, e ele lá terá as suas razões para meter e tirar alguns jogadores, mas é claro que algumas pessoas não gostam das decisões dele", analisou o antigo jogador.

"[As pessoas criticam] porque ele nunca passa ao 'plano B', fica sempre no 'plano A', e não mexe na equipa da forma que as pessoas esperam. Quando se está a perder tira-se um defesa e mete-se um avançado, não se troca avançado por avançado, como já fez várias vezes. E neste caso meter um miúdo [André Silva] com a idade que tem, num jogo destes e estando a perder, acho que não se justifica. São opções do técnico. Ele é que sabe, ele é que manda, e a mim compete-me dizer que até à data ele não está a cumprir com os objetivos que lhe colocaram à frente", atirou.

Lopetegui tem respondido às críticas com 'farpas' lançadas à comunicação social portuguesa, mas para Jaime Magalhães as críticas de que o técnico tem sido alvo não diferem daquilo que já se verificou no passado do clube 'azul-e-branco'.

"Se é injustiçado pela imprensa? Acho que não. Acho que todos os técnicos que não têm feito grandes jogos têm sido criticados. Ele é mais um. Quando as coisas não correm bem, é normal que assim aconteça. Quando correm bem, é também de louvar. Foi sempre assim e quando não se ganha há sempre problemas. Neste caso o FC Porto está a ter problemas", alertou ainda.