O presidente do Vitória de Guimarães, Júlio Mendes, saiu hoje em defesa de Sérgio Conceição, depois da polémica que estalou entre o treinador e o árbitro Carlos Xistra, na sequência dos alegados insultos do juiz da Associação de Futebol de Castelo Branco.

Em conferência de imprensa, o líder vimaranense enalteceu o caráter do treinador e defendeu-o dos ataques que foi alvo em alguns programas de debate sobre futebol na televisão. "Não querendo falar de arbitragem, há algo que quero dizer aqui: ontem assisti a um programa de comentadores e fiquei boquiaberto. Diziam que o que se estava a passar era que se estava a fazer do Sérgio Conceição um 'anjinho' e que não era alguém recomendável. Não aceito julgamentos de caráter de ninguém, principalmente quando a miopia clubística impede de ver certas evidências. Não vou falar do que aconteceu, se o tiver de fazer será em sede própria", atirou.

"Já tudo foi dito em relação ao que aconteceu no passado sábado no jogo entre o Vitória e o Benfica. Graças a Deus os jogos da Liga são televisionados. Já sabemos que a miopia da clubite leva a quem não quer ver o óbvio. Respeitamos muito o trabalho de todos os agentes, dos árbitros, mas sabemos que nem sempre se consegue estar à altura.Esse julgamento está feito, vir aqui fazê-lo seria passar um atestado de incapacidade de análise aos portugueses", sublinhou. No jogo com os bicampeões nacionais terão ficado duas grandes penalidades por assinalar a favor dos vimaranenses.

Para Júlio Mendes, o passado de Sérgio Conceição é um testemunho da seriedade e personalidade do treinador. "O Sérgio Conceição teve uma vida difícil, uma história daquelas que não desejamos a ninguém, e conseguiu superar porque tem um caráter especial uma força de vontade e de vencer enorme. Apesar de todas as dificuldades, conseguiu ter sucesso na vida pessoal e profissional. É conhecido de todos, tudo o que faz é com enorme paixão e com muita dedicação. Convive muito mal com o insucesso, porque sabe bem que só conseguiu o que conseguiu com esta postura", vincou.

Sem se poder ouvir o técnico a propósito da antevisão do jogo de amanhã com o Moreirense, Júlio Mendes tomou o lugar para lançar a partida da 16ª jornada da Liga. "Esperamos amanhã um jogo difícil na casa de pessoas que são nossas conhecidas, temos la muitos amigos, alguns foram até dirigentes deste clube. Quase podemos ir a pé, mas, como vos dizia, não esperamos vida fácil, porque estamos numa competição que se quer íntegra e cada um dos clubes vai fazer o que puder para vencer.

Vamos fazer o que nos carateriza: disputar o jogo num campo muito complicado com uma equipa orientada por um excelente treinador", sentenciou.

O jogo entre o Moreirense e o Vitória de Guimarães está agendado para esta quarta-feira, às 16h15.