O FC Porto não foi além de um empate a uma bola na receção aos vila-condenses, em jogo da 16ª jornada da I Liga. Lopetegui justificou o empate com o Rio Ave em casa como sendo...coisas do futebol. O técnico diz ter forças para continuar, num jogo em que admite que a primeira parte foi boa mas que na segunda faltou tranquilidade aos jogadores.

Explicações para este empate: "Fizemos uma boa primeira parte, com muitas oportunidades mas depois sofremos o empate da forma como sofremos. É difícil de entender um golo daqueles. Na segunda parte estivemos sempre por cima mas não tivemos clareza nem tranquilidade para fazer um golo. É difícil, tivemos muitos livres, cantos, sempre perto da baliza do Rio Ave mas não tivemos acerto. Mas quando se sofre um golo como aquele... o futebol as vezes te castiga. Na segunda parte a ansiedade levou-nos a perder dois pontos.

Quebra emocional: "A medida que o tempo passava, íamos tendo mais intranquilidade. Faltou qualidade na circulação de bola. No segundo tempo tivemos menos situações de golo. Estivemos muito tempo perto da área, com muitos remates, cantos mas não é suficiente. Perdemos dois pontos, queríamos voltar às vitórias, estamos tristes. Vamos levantar e olhar já para o próximo jogo".

Vantagem em apenas três de nove jogos no Dragão ao intervalo: "Conseguimos dar a volta nalguns jogos. Hoje fizemos uma boa primeira parte, entramos a mostrar muita ambição, com muitas ocasiões mas isto é futebol, que está a castigar-nos muito. Isso viu-se no lance do empate. E isso pesa muito no ânimo dos jogadores. Temos de levantar, vir com mais força e dar volta a isto, ganhando o próximo jogo".

Lenços brancos e contestação: "Sou o treinador, sou o máximo responsável de toda a parte negativa do que temos vindo, aos jogadores o que lhes cabe é ter tranquilidade. Não depende de mim, respeito o presidente, tenho forças para continuar. Tenho a minha responsabilidade e tenho de aceita-la. São momentos duros, mas fazem parte do êxito, da temporada. Temos é de superar estes momentos.

Apoio dos adeptos: "Não tenho nada a apontar aos adeptos que foram fantásticos. Temos de lhes agradecer pelo apoio. Estamos mais tristes que eles mas vamos melhorar. Todos nós, eu incluído, e vamos dar-lhes as alegrias que merecem".

O FC Porto empatou em casa com o Rio Ave a uma bola e foi alcançado pelo Benfica no 2º lugar da I Liga.