O FC Porto bateu, este domingo, o Boavista por 0-5 no dérbi portuense, em jogo da 17.ª jornada do campeonato português, disputado no Estádio do Bessa. Herrera, Corona, Aboubakar (2) e Danilo fizeram os golos do FC Porto.

Rui Barros, técnico interino até à chegada do substituto oficial de Lopetegui, não arriscou e optou por ‘usar’ a mesma equipa inicial que o treinador basco tinha utilizado no último jogo dos azuis e brancos, contra o Rio Ave, da passada quarta-feira, que terminou com um empate a um golo.

Muita chuva e vento na Invicta para este dérbi portuense, que ao fim de 45 minutos teve apenas um golo, marcado pelo mexicano Herrera.

Aos 11 minutos de jogo, após grande passe de André André para Herrera na área, o mexicano dominou com o peito de costas para a baliza e rematou à meia-volta para o golo.

Perto do intervalo, aos 37 minutos, Brahimi 'quebrou' o 'fair play' ao não parar o jogo quando um jogador do Boavista se encontrava no chão e, mesmo assim, não conseguiu bater o guarda-redes boavisteiro no duelo cara a cara. Aos 43 minutos foi a vez de Aboubakar, com um cabeceamento forte, com a bola a sair por cima, na sequência de um pontapé de canto.

Uma primeira parte que teve apenas um (bom) golo para os homens do Porto, tendo ficado ainda marcada por duas lesões, de Renato Santos e Correia que complicaram a ambição da equipa da casa. Os Dragões dominaram por completo os primeiros 45 minutos.

A chuva e o vento não deu tréguas no segundo tempo, mas o FC Porto também não as deu ao Boavista. Aos 62 minutos, Jesús Corona protagonizou o grande momento de futebol do jogo. Grande trabalho do mexicano a passar entre dois adversários e a entrar na área e a rematar colocado de pé esquerdo, sem hipótese para Gideão.

Pouco tempo depois, Aboubakar fez o terceiro (72’) e quarto (81’) golo, ditando uma goleada no Bessa.

Já em tempo de compensação, com um Boavista derrotado e desnorteado, Danilo Pereira ainda completou a mão cheia de golos.

Com este triunfo, o FC Porto volta a colocar-se a quatro pontos de distância do líder Sporting, que esta tarde bateu o SC Braga por 3-2.