O Sporting venceu esta tarde o Braga, por 3-2, em jogo da 17ª jornada da Liga, num grande jogo de futebol em Alvalade.

Jorge Jesus manteve a equipa que goleou o Vitória de Setúbal na última ronda, enquanto Paulo Fonseca operou uma autêntica revolução no onze, com seis caras novas em relação ao jogo com a Académica.

E se o Sporting entrou com vontade de chegar cedo ao golo, acabou por ser o Braga a estar perto de marcar logo no primeiro minuto. Numa jogada bem desenhada pelo flanco esquerdo, a bola acaba por chegar ao coração da área, onde Wilson Eduardo atirou ao lado. Foi o primeiro aviso do jogo, mas outro se seguiu, cinco minutos depois, com um tiro de longe de Pedro Santos para boa defesa de Rui Patrício.

Era a resposta do Braga: pragmático e muito atrevido no contra-ataque. Já do outro lado o Sporting dominava territorialmente mas sem a necessária contundência. Os leões de Jorge Jesus só despertaram efetivamente para o jogo com a primeira ocasião de golo, quando João Mário, aos 14’, falhou isolado diante de Kritciuk. A jogada galvanizou o Sporting, que começou progressivamente a empurrar os bracarenses para o seu meio-campo.

O pressing leonino começava a surtir efeito e seguiram-se lances perigosos de Slimani, Bruno César e Bryan Ruiz, mas sem nunca se encontrar o caminho do golo. À falta de eficácia leonina respondeu o Braga com golos. E logo em dose dupla.

Aos 41’, Wilson Eduardo fez uma ‘traição’ ao seu antigo clube e fez o golo do Braga. Um remate muito colocado já dentro da área bateu Rui Patrício e ditou o 0-1, sem lugar a festejos do extremo. O Sporting tentou reagir de imediato, mas logo depois sofreu o 0-2. Aos 45’, foi a vez de Rafa trabalhar de forma brilhante e finalizar com classe perante Rui Patrício. Dois golos e o intervalo foram um duro golpe no líder.

A paragem terá servido a Jorge Jesus para corrigir os erros do primeiro tempo e relançar um Sporting transfigurado para melhor na segunda parte. William Carvalho deu o lugar a Gelson Martins e estava assim dado o mote: maior velocidade e intensidade para chegar ao golo.

O caminho começou a desenhar-se aos 57’, com o primeiro golo do Sporting. O árbitro Jorge Sousa assinalou grande penalidade e Adrien não perdoou na conversão. As bancadas de Alvalade galvanizavam-se novamente e a crença era maior do que nunca que a vitória era possível.

Pouco depois, Jorge Jesus lançou Montero e viu a apostar ser vitoriosa quando o colombiano fez o 2-2 aos 76 minutos, numa jogada de insistência do ataque leonino.

Paulo Fonseca ainda tentava mudar o rumo do jogo, tendo lançado Alan, Stojiljkovic e Marcelo Goiano. Porém, a melhor ocasião para mudar o fim que se adivinhava esteve nos pés de Rafa, mas o extremo bracarense não conseguiu voltar a bater Rui Patrício, que foi decisivo a manter o Sporting na discussão do resultado com intervenções preponderantes.

Assim, o Sporting ganhou novo fôlego para o derradeiro ataque e a sua crença foi recompensada pelo suspeito do costume: Islam Slimani. O argelino fez o 3-2 de cabeça aos 88 minutos e consumou a reviravolta dos leões, que assim reforçam a liderança da Liga antes dos jogos de FC Porto e Benfica.

Numa partida muito bem disputada e de grande nível, o Braga voltou a fazer o Sporting suar muito. Desta feita não saiu vencedor, como na Taça de Portugal, mas deixou novamente boa imagem. Porém, na Liga manda o leão.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.