Calado acredita que o Benfica pode fazer muito mais na segunda volta do campeonato. O antigo jogador "encarnado" elogiou a formação das "águias" que muito jogador tem dado à equipa principal. Para Calado, o futuro dos clubes tem de passar pela aposta na formação.

"O Benfica mudou o seu paradigma em relação ao que era a equipa de futebol profissional. Nada mais satisfeito ver o produto produzido Caixa Futebol Campus ser valorizado. É ótimo também para a Seleção Nacional ver estes garotos que são lançados e que são uma mais-valia, que criam e fazem a diferença. Este vai ser o caminho a levar por todas as equipas do futebol nacional. A economia não está para os clubes gastarem grandes fortunas. As grandes equipas têm de virar para os produtos que saem da sua formação. A qualidade não tem nacionalidade. Há que dar oportunidade aos jovens que estão a aparecer para mostrarem o seu valor", começou por dizer Calado, à margem de um evento da NOS em Lisboa.

O comentador da BTV teceu vários elogios à forma recente do Benfica, que terminou a primeira volta com 45 golos marcados, a apenas quatro pontos do líder Sporting. Para Calado, a segunda metade da época será melhor.

"Benfica está no bom caminho, numa boa fase, está a praticar um bom futebol, a ganhar e com boas exibições, a equipa passar por um bom momento. É mais fácil para os jogadores que tem entrado na equipa ambientarem-se melhor porque equipa está a passar por um bom momento. E ainda vai ficar mais forte com os jogadores que aí vem. Benfica está numa fase espetacular mas não tem o seu capitão Luisão, o Nelson Semedo, o Salvio, o Gaitán está lesionado, e há outros que estão a aparecer em bom nível. Na segunda volta vamos ter uma Benfica ainda mais forte", atirou.

Sobre o campeonato, Calado sublinhou que a luta será sempre a três, numa Liga onde os candidatos ainda vão perder mais pontos.

"O meu balanço é que o Benfica tem feito é ótimo campeonato. Está equilibrado, aberto, será uma liga a três até ao fim. Não se pode falar de favoritismo, os três grandes vão perder pontos até ao final, as equipas estão cada vez mais equilibradas, planeiam as suas equipas melhor, tem métodos ao seu dispor para estudar os seus adversários", comentou.

No final, algumas palavras para Jonas. Calado acredita que o brasileiro será o melhor marcador da I Liga, muito também graças aos jogadores que atuam a seu lado.

"Jonas não é só qualidade como jogador, tem golo. Tem uma vantagem: joga com jogadores na frente como Jiménez e Mitroglou que, pelas suas caraterísticas, abrem espaço para depois aparecer o Jonas que depois faz golos. Tem qualidade, já no ano passado poderia ter sido melhor marcador. Esta época vai no bom caminho [para ser o rei dos goleadores] ", comentou.