Académica e Paços de Ferreira empataram hoje 1-1, em encontro da 18.ª jornada da I Liga de futebol, disputado em Coimbra, num jogo em que a equipa da casa esteve mais perto da vitória.

O resultado final foi alcançado ainda primeira parte, com os golos de Diogo Jota, aos 17 minutos, para o Paços de Ferreira, e de João Real, aos 45+1, para a Académica, que não perde em casa desde o início de outubro de 2015.

Com este resultado, a ‘briosa’ mantém o 16.º posto e soma 17 pontos, os mesmos de Nacional, Moreirense e União da Madeira, que contam um jogo a menos, enquanto a equipa nortenha iguala, provisoriamente, o Sporting de Braga no quinto posto da tabela classificativa.

Os ‘castores’ quase que inauguravam o marcador aos 12 minutos, num autogolo de Oualembo, que efetuou um desvio defeituoso para a baliza, após uma jogada de Diogo Jota pela esquerda.

A equipa do Paços de Ferreira marcou aos 17 minutos, por Diogo Jota, numa jogada rápida de contra-ataque em que Edson Farias fugiu pelo meio e abre para André Leal, que, na direita, cruzou para o desvio de Diogo Jota na pequena área.

A Académica podia ter empatado aos 23 minutos, na sequência de um corte defeituoso de Marco Baixinho, mas Fábio Cardoso, de carrinho, tirou o golo a Ivanildo.

Neste período, a ‘briosa’ dominava o jogo e, aos 37 minutos, Gonçalo Paciência desmarcou Marinho, que atirou contra o peito do guarda-redes Marafona.

Um minuto depois, os jogadores da Académica pediram grande penalidade por falta sobre Ivanildo, mas o árbitro Sérgio Piscarreta nada assinalou.

Aos 41 minutos, Marinho falhou por pouco a emenda a um cruzamento de Gonçalo Paciência e, mesmo em cima do intervalo, e na sequência de um livre indireto, João Real rematou para o empate.

Na segunda parte, o jogo aumentou de intensidade, mas as oportunidades de golo foram mais escassas e apenas para os ‘estudantes’.

A melhor ocasião pertenceu à Académica, aos 72 minutos, num remate de cabeça à trave de Rafael Lopes, entrado no jogo seis minutos antes, na sequência de um livre.

Aos 78 minutos, Rafael Lopes escapou pela esquerda e rematou cruzado, com a bola sair ligeiramente por cima da baliza.

Três minutos depois Ivanildo cabeceou por cima da trave, na marcação de um livre de Leandro Silva.

A quatro minutos dos 90, Rafael Lopes voltou a estar perto do golo, numa jogada corrida, mas falhou o desvio.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.