A 18.ª jornada do campeonato português trouxe algumas surpresas e confirmações. O líder Sporting, constante na sua participação, tropeçou em casa com o último classificado. O Benfica, que segue a sua linha ascendente, conseguiu sair do Estoril com os três pontos e o FC Porto quer sair rapidamente do ”terrível mês de janeiro”, depois de ter perdido com o Vitória de Guimarães.

O Sporting foi o primeiro dos ‘três grandes’ a entrar em campo, em casa, perante o mais do que aflito Tondela, último classificado. Esteve a perder, deu a volta ao marcador, mas a determinação da equipa orientada por Petit, e a expulsão de Rui Patrício, fizeram com que os Leões tivessem de repartir os pontos.

O Benfica jogou no dia seguinte e, tal como o Sporting, esteve a perder, após um grande momento de Bonatini. Mas Mitroglou e Pizzi encheram-se de força e marcaram os dois golos que valeram os três pontos, para alívio de Rui Vitória. Com este triunfo, os encarnados garantiram a aproximação ao Sporting, reduzindo a distância de quatro para dois pontos.

O Sporting ficou assim mais aflito, não só pela aproximação do Benfica, que atravessa uma fase crescente e regular nas suas exibições, mas porque podia ver o Dragão a chegar perto de si. Contudo, o FC Porto jogava no sempre difícil Estádio D. Afonso Henriques e veio de lá sem pontos. Um erro amador de Iker Casillas e a astúcia de Saré ditaram o triunfo para a equipa de Guimarães e o FC Porto ficou com os mesmos 40 pontos, estando agora a cinco do primeiro lugar. O Benfica ultrapassou os azuis e brancos e está agora no segundo lugar.

O FC Porto somou a sua segunda derrota no campeonato, sendo que a primeira foi na 15.ª jornada em Alvalade. Na jornada seguinte, empatou com o Rio Ave. Quanto ao Sporting, o último deslize tinha sido na 14.ª jornada, quando perdeu na Madeira com o União. Já o Benfica, a derrota com o Sporting foi o último tropeção na I Liga, mas isso foi na 8.ª jornada.

Ainda faltam 16 jornadas para terminar esta edição da I liga e muitos pontos irão ficar e cair. Resta saber quem fica e quem cai.