A 18ª jornada da I Liga assinalou o início da segunda volta no campeonato nacional e o virar da prova trouxe vários resultados e protagonistas surpreendentes. Com efeito, do empate do líder Sporting com o modesto Tondela ao desaire do FC Porto na visita a Guimarães, passando pela goleada do Boavista ou pelo triunfo do União da Madeira e do Benfica fora de portas, a equipa do SAPO Desporto revisita agora a ronda e apresenta-lhe as figuras desta 18ª jornada (ver galeria).

Sérgio Conceição

O treinador do Vitória de Guimarães foi uma das pessoas de quem mais se falou na última semana. A especulação em torno do seu nome para ocupar o cargo de técnico do FC Porto na antecâmara da partida entre as duas equipas deu azo a muita polémica, mas Sérgio Conceição foi igual a si mesmo: sério e emotivo, levando os vimaranenses a um importante triunfo na prova. O erro de Casillas ajudou, mas o demérito portista também surgiu por mérito dos minhotos.

Saré

Foi o herói da partida entre o Vitória de Guimarães e o FC Porto. Ao contrário de Iker Casillas, estava bem desperto e atento no início do jogo e soube ser suficientemente esperto e oportuno para aproveitar o deslize e fazer o golo da vitória, que valeu a ascensão ao sexto lugar do campeonato. Assim, os vimaranenses ganharam novo fôlego e voltam a espreitar os lugares europeus.

Iker Casillas

O conceituado guarda-redes espanhol voltou a mostrar a sua pior face no embate com o Vitória de Guimarães, comprometendo de forma decisiva o FC Porto no jogo desta ronda. O desaire que nasceu do seu 'frango' logo aos quatro minutos, quando se revelou incapaz de agarrar uma bola fácil, constituiu também um rude golpe nas aspirações dos adeptos, que alimentavam a esperança de ver reduzida a distância para o topo. E a liderança já está agora a cinco pontos de diferença.

Pizzi

Recentemente 'consagrado' como o jogador mais caro de sempre do clube, o médio português foi decisivo no encontro com o Estoril e provou uma vez mais a sua crescente influência na equipa de Rui Vitória. Depois de uma primeira parte algo inconstante, Pizzi assumiu todo o protagonismo na segunda parte para conduzir o Benfica a um importante triunfo, apontando o segundo golo dos encarnados após assistência de Jonas. Já leva cinco golos na Liga.

Mitroglou

O avançado grego saltou do banco de suplentes ao intervalo para mudar a face do Benfica. Quando entrou em campo, os bicampeões perdiam por 1-0 com o Estoril e raramente tinham criado perigo junto da baliza de Kieszek; com o apito final, Mitroglou tinha contribuído com um golo para a reação encarnada, sendo também o principal ariete no ataque encarnado. Foi o autor de um golo e o rosto de uma vitória que acabou por não sofrer contestação.

Jefferson

O lateral esquerdo do Sporting esteve em foco pela negativa nesta jornada, ao ter ficado ligado aos dois golos sofridos pelos leões diante do Tondela. Jefferson perdeu a bola na jogada que deu origem ao primeiro golo do último classificado, tendo já perto do final deixado escapar Chamorro nas suas costas, com este a finalizar com eficácia na cara de Marcelo Boeck. Uma noite para esquecer do defesa do Sporting.

Chamorro

Antes de oficializar a sua rescisão com o Tondela, alegando motivos pessoais, o avançado do Tondela foi decisivo para a equipa de Petit sair de Alvalade com um ponto. O jogador apontou o segundo golo no empate (2-2), escapando-se bem a Jefferson e provando o seu instinto goleador quando ficou isolado perante o guardião leonino. Com cinco minutos por jogar, Chamorro teve a frieza para marcar e salvar a sua equipa da derrota.

Cadiz

É o típico caso do homem certo no lugar certo e à hora certa. O jogador do União da Madeira apontou o golo da vitória sobre o rival Marítimo, beneficiando de uma defesa incompleta do guardião maritimista. Cadiz só precisou de encostar para a baliza, mas foi o suficiente para deixar a sua equipa a respirar de forma mais desafogada no campeonato.

Ivo Vieira

É o mais recente membro da galeria de chicotadas psicológicas da Liga, ao deixar o Marítimo na sequência da derrota com o rival União da Madeira. Um percurso titubeante, que resulta num tranquilo 10º lugar e até de uma boa campanha na Taça da Liga, mas marcada pela enorme indisciplina da equipa, que tem sido fustigada pelas expulsões.

Erwin Sanchez

O treinador do Boavista conseguiu finalmente levar a sua equipa a dar um pontapé na crise, com a goleada por 4-0 sobre o Vitória de Setúbal. Os axadrezados ganharam de forma convincente, marcaram mais golos na sua casa do que em todas as jornadas anteriores juntas e aproveitaram para 'cavar' um fosso em relação ao 'lanterna vermelha' Tondela.