A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) exigiu hoje respeito aos agentes desportivos, aos quais apela “comportamento sério, responsável, construtivo e sobretudo racional”, para a valorização da modalidade.

O apelo, feito em comunicado, é “extensivo particularmente aos que merecem maior notoriedade pública e mediática”, tendo como intuito o “fim do ruído e para a permanente valorização do futebol português”

“Este objetivo só será concretizável com a colaboração de todos os que participam neste espetáculo. Aos adeptos, o discurso e comportamento de adeptos. Aos dirigentes e demais agentes desportivos, a educação, a responsabilidade, e as atitudes de quem tem por missão fazer sempre parte da solução e nunca do problema”, lê-se em comunicado.

A APAF salienta que “certos comportamentos, em absolutamente nada, credibilizam os valores do desporto e do ‘fair-play’”.

“Para que o crescimento desta indústria nunca seja boicotado por quem tem, em primeira instância, obrigação moral e ética de o proteger e desenvolver. A APAF e todas as equipas de arbitragem, desde os campeonatos distritais aos campeonatos profissionais, exigem respeito!”, refere ainda a APAF.

O organismo acrescenta que continuará a pautar a sua intervenção no futebol “com uma atitude permanentemente positiva, profissional e responsável”, mas não deixará de defender a sua atividade “através de todos os meios” que estiverem ao seu alcance”, alertando ainda para a necessidade de que seja criada “regulamentação adequada” sobre esta matéria.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.