O treinador do Sporting de Braga, Paulo Fonseca, disse este sábado esperar que o Rio Ave não se remeta à defesa, no domingo, na 19ª jornada da I Liga de futebol, no primeiro de quatro jogos entre as equipas.

Minhotos e vila-condenses vão defrontar-se no campeonato, Taça da Liga e nas meias-finais da Taça de Portugal, sendo que três dessas partidas vão ter lugar num espaço de apenas 11 dias.

Paulo Fonseca elogiou o adversário, "uma equipa com bons princípios defensivos, solidária e muito perigosa no contra-ataque".

"É uma boa equipa, bem orientada e muito descomplexada, principalmente quando joga fora. Tem um conjunto de jogadores que se conhece bem e já estão no clube há algum tempo, com muita experiência, pelo que defrontar o Rio Ave é sempre complicado. Vai ser o primeiro de quatro jogos que vamos defrontar o Rio Ave e acredito que possam ser quatro bons jogos", disse.

O técnico disse não esperar um Rio Ave a disputar o jogo de igual para igual, mas também não antevê uma equipa "remetida à sua defesa".

"Agora temos o Hassan do nosso lado em relação ao jogo que disputámos lá", acrescentou, numa alusão ao jogo da primeira volta que o Rio Ave venceu com um golo do avançado marroquino, então ainda ao serviço dos vila-condenses.

Envolvido em quatro frentes - além das provas nacionais disputa também a Liga Europa -, o Braga vai entrar numa fase decisiva da época num bom momento.

"Não tem havido grandes oscilações no que tem sido o nosso rendimento. Estamos a entrar numa fase decisiva, com muitos jogos, e trabalhar em cima de vitórias é sempre moralizador e motivante. Mesmo quando não temos tido os resultados esperados, temos sido iguais a nós próprios, com uma forma bem vincada do que é o nosso jogo, e a equipa chega a esta fase num bom momento", disse.

O treinador abordou ainda o facto de o internacional brasileiro sub-20 Alef não ter sido ainda utilizado na equipa principal dos minhotos e admitiu a possibilidade de o médio ser emprestado para jogar com mais regularidade.

"Está numa posição em que há maior equilíbrio no plantel, temos tido quatro jogadores com um rendimento elevadíssimo, é uma posição nuclear na nossa equipa e tem sido difícil para o Alef ter oportunidades. Emprestado? Também não estava equacionado o Román e o Rodrigo Pinho serem emprestados [ao Nacional], o mercado está aberto e pode surgir uma oportunidade vantajosa para todos", disse.

Revelou ainda que Josué deve chegar a Braga nos próximos dias por empréstimo do FC Porto.

"Espero contar com ele quando estiver concretizado e oficializado, mas não há que esconder que é um jogador que espero ter a breve prazo. É um jogador com enorme talento, conheço-o bem e pode desempenhar vários papéis naquilo que é a nossa forma de jogar", avaliou.

Sporting de Braga, quarto classificado, com 32 pontos, e Rio Ave, sétimo, com 25, defrontam-se às 18h15 de domingo, no Estádio Municipal de Braga, jogo que será arbitrado por Tiago Martins, de Lisboa.