O treinador do Vitória de Guimarães disse hoje que o sucesso do atual sexto classificado da I Liga de futebol no jogo de sábado com o Tondela, da 21.ª jornada, e nas partidas futuras reside na qualidade defensiva.

Os vimaranenses, com os mesmos 30 pontos do Paços de Ferreira, que ocupa o quinto lugar, atravessam uma boa fase no campeonato, com 11 pontos conquistados nos últimos cinco jogos, tendo apontado 13 golos e sofrido nove, e Sérgio Conceição referiu que a boa prestação da equipa nos momentos defensivos pode valer um bom resultado no reduto beirão.

"A estratégia para o jogo foi delineada com o intuito de ir a Tondela ganhar. Prefiro ganhar por 1-0 do que por 4-3. Isto não é ser defensivo, é ter consciência de que o sucesso tem como base a organização defensiva. Se não se sofrer golos, está-se mais próximo de ganhar. É uma das ideias que não abdico", vincou.

O técnico anteviu ainda que a partida com a equipa de Petit será uma das mais difíceis dos vitorianos fora de casa, porque o adversário, último classificado da I Liga, com nove pontos, vai encarar o jogo com uma "final", até pelo ambiente conturbado que a rodeou durante a semana.

"Podemos pensar nalguma pressão positiva que poderá haver pelas palavras do presidente no fim do jogo com o Nacional [derrota do Tondela por 3-1] e do próprio treinador. Penso que esta semana, houve também uma manifestação da claque", antecipou.

Sérgio Conceição, que reconheceu também qualidade defensiva ao Tondela, por ter perdido a maioria dos jogos pela "margem mínima", disse ainda que o Vitória terá de "entrar" com muita vontade, pois os beirões estarão no "máximo", em termos de atitude e de vontade.

O timoneiro vitoriano pronunciou-se ainda sobre o mercado de transferências de inverno, revelando que os verdadeiros reforços são os que já lá estavam, por ser "preciso, fisicamente, estar no máximo" para ter o ritmo competitivo necessário e que os novos jogadores ainda não estão prontos para entrar.

"O Rosell esteve seis meses sem jogar, o Francis desde novembro que não jogava, o Hurtado e o João Teixeira não estão, neste momento, clinicamente aptos para dar o contributo à equipa. Falta-me o Victor Andrade, que, nos 27 jogos do Benfica B, fez nove jogos a titular", enumerou.

Sérgio Conceição abordou ainda as saídas por empréstimo dos pontas de lança Tomané, para os alemães do Duisburgo, e Ricardo Gomes, para o Nacional, e referiu que preferia mais soluções para o eixo do ataque, confiando, porém, em Bruno Mendes, Areias e até Ricardo Valente como alternativas.

O Vitória de Guimarães, sexto classificado, com 30 pontos, defronta, no sábado, o Tondela, 18.º e último, com nove, pelas 20:45, no Estádio João Cardoso, em jogo que contará com a arbitragem de Artur Soares Dias, da Associação de Futebol do Porto.