O FC Porto saiu derrotado este domingo na receção ao Arouca, em partida da 21ª jornada da Liga. Os arouquenses venceram no Estádio do Dragão por 2-1, com um ‘bis’ de Walter Sosa. Aboubakar marcou o golo dos ‘dragões’, que na próxima jornada vão ao terreno do Benfica com seis pontos de desvantagem.

A equipa de José Peseiro entrou praticamente a perder no encontro, graças a um lance que culminou no golo mais rápido do campeonato até ao momento. Pontapé de saída, bola para o flanco direito, para Zequinha, e o jogador do Arouca a cruzar para Walter, que aproveitou uma falha de Casillas para encostar para o primeiro do jogo. O relógio marcava apenas 10 segundos e o Estádio do Dragão já gelava.

O FC Porto foi obrigado a reagir e conseguiu cumprir, pelo menos numa primeira fase. Danilo Pereira ameaçou com um remate de fora da área que passou perto da baliza de Bracali e pouco depois, aos 14 minutos, chegou mesmo a igualdade. Layún bateu um pontapé de canto e encontrou Aboubakar, que cabeceou com sucesso para o fundo das redes de Bracali. Foi a 12ª assistência no campeonato do mexicano Layún, que este domingo jogou como lateral-direito.

Os ‘dragões’ chegavam ao empate mas o resultado não era suficiente para os adeptos portistas, que se demonstravam insatisfeitos com o futebol lento dos ‘azuis-e-brancos’. A bola era transportada a ritmo de caracol e os assobios iam surgindo. Ainda antes do intervalo o Arouca ficou próximo de chegar ao segundo golo, por Mateus. O extremo esquerdo apareceu sozinho perante Casillas mas o guardião espanhol do FC Porto fez a mancha e desviou.

O segundo tempo arrancou com uma oportunidade clara para Aboubakar, mas Bracali negou o ‘bis’ ao camaronês e o Arouca respondeu com um cruzamento perigoso do lateral Lucas Lima. Determinado a brilhar, Walter tentou o desvio de calcanhar e não conseguiu por pouco. Não foi então que Walter Sosa confirmou o estatuto de jogador-chave do encontro mas foi pouco depois.

Aos 62 minutos os adeptos portistas ainda festejaram um golo de Brahimi, mas Rui Costa anulou o lance por alegado fora-de-jogo de André André, que parece estar em posição regular. Pouco depois, aos 67', foi Walter a fazer o 1-2 para o Arouca. Maicon cometeu um erro incrível e a bola sobrou para o avançado paraguaio, que inscreveu o seu nome no marcador pela segunda vez.

O FC Porto tentou responder à desvantagem e aos intensos assobios dos adeptos, mas falhou diversas vezes na finalização, destacando-se um lance criado por Layún aos 86 minutos. Houve ainda tempo para o Arouca pedir uma grande penalidade por alegada falta de Bruno Martins Indi aos 87', mas o árbitro deixou seguir.

A vantagem do Arouca perdurou mesmo até ao final e o FC Porto caiu antes de visitar o rival Benfica, que leva já seis pontos de vantagem sobre os 'dragões'. O Arouca é sétimo na tabela classificativa.