O Sporting empatou esta segunda-feira com o Rio Ave a 0-0, em jogo a contar para a 21ª jornada do campeonato nacional, e deixou-se apanhar pelo Benfica no primeiro lugar. Os 'leões' têm vantagem no confronto direto com as 'águias' mas o mesmo número de pontos.

Com a pressão de regressar ao primeiro lugar do campeonato, Jorge Jesus apostou na titularidade de Coates no eixo central da defesa, para a receção ao Rio Ave, e na frente de ataque Islam Slimani voltou a ter a companhia de Teo Gutiérrez e Bryan Ruiz. A formação comandada por Pedro Martins apresentou-se em Alvalade com algumas alterações tendo em conta o jogo da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, e logo nos minutos iniciais o Sporting mostrou que queria mandas e dominar as operações. O Rio Ave deixou o Sporting ter a iniciativa de jogo, e foi sem surpresa que o esférico começou a rondar desde cedo a baliza de Cássio.

Apesar do natural domínio do Sporting, a equipa do Rio Ave mostrou-se totalmente desinibida perante a plateia de 39721 espectadores e procurou sempre caminhos alternativos para a baliza de Rui Patrício.

Com Kuca em grande plano, o Sporting sentiu algumas dificuldades em travar as investidas do Rio Ave junto à sua baliza, e se não fosse Rui Patrício Kayembe poderia ter inaugurado o marcador.

Do lado do Sporting, João Mário, Adrien e Slimani eram os mais inconformados, mas as excelentes intervenções de Cássio evitaram que os 'leões' abrissem o marcador na primeira parte.

Antes do árbitro Carlos Xistra apitar para intervalo, Rui Patrício voltou a ser chamado à responsabilidade para evitar o golo do Rio Ave e numa grande defesa negou o golo a Tarantini aos 46 minutos.

No segundo tempo, as bancadas do Estádio de Alvalade juntaram-se ao minuto 46 para em uníssono marcar uma posição contra o processo disciplinar em curso contra Slimani, tendo sido distribuídas milhares de máscaras do argelino pelos adeptos para deixar a mensagem: "Contra tudo Somos todos Slimani".

Aos 51 minutos, o Rio Ave voltou a estar próximo do golo, mas Rui Patrício voltaria a negar o golo a Kayembe. No instante seguinte, Jorge Jesus tirou Paulo Oliveira e lançou para o lugar do central Rúben Semedo.

Seis minutos depois, Slimani surgiu isolado e em boa posição para inaugurar o marcador, mas o cruzamento de João Pereira para o segundo poste não encontrou a melhor correspondência na cabeça do argelino e a bola acabou por sair.

Já com Hernán Barcos em campo, o Sporting acentuou a sua pressão junto da equipa do Rio Ave, mas os lances de perigo acabavam por diluir-se nas luvas de Cássio.

Em lances de contra-ataque, o Rio Ave deixava a plateia de Alvalade num suspense impróprio para cardíacos. A equipa de Vila do Conde dispôs também de algumas situações soberanas para marcar, mas o nulo no marcador teimava em impor-se.

Com seis minutos de compensação para jogar dados por Carlos Xistra, os adeptos leoninos fizeram um último esforço para puxar pela equipa do Sporting, mas a bola, essa, acabou por não entrar em nenhuma das balizas de Alvalade no jogo da 21ª jornada.

Com este resultado, o Sporting continua na liderança do campeonato, mas agora com os mesmos pontos que o Benfica.