Em partida da 21ª jornada da temporada 2011/2012, o clube azul-e-branco saiu da Luz com três pontos de vantagem sobre o rival lisboeta, que na prática se transformaram em quatro, uma vez que o FC Porto ficou com vantagem no confronto direto.

O encontro ficou marcado por uma decisão do árbitro Pedro Proença que não viu um fora de jogo de Maicon. Esse lance foi decisivo. O cabeceamento do defesa brasileiro que deu a vitória ao FC Porto.

Os "encarnados" começaram a partida a perder com um tento de Hulk à passagem dos sete minutos.

Dois golos de Cardozo (42 e 47 minutos) permitiram que o Benfica desse a volta ao marcador.

A entrada de James Rodríguez na segunda-parte foi muito importante, já que permitiu a reviravolta portista. O colombiano trouxe inteligência ao jogo. Numa grande jogada empatou a partida e deixou o FC Porto por cima do encontro.

A expulsão de Emerson, do lado do Benfica aos 79 minutos, deixou a conjunto da casa a jogar com menos um e abriu ainda mais espaços na defensiva da equipa das “águias” que já tinha Jorge Jesus no comando técnico.

Maicon ao cair do pano (87 minutos) deu o golpe de misericórdia. O clássico acabou manchado por um erro de arbitragem. No final da temporada, o FC Porto de Vítor Pereira acabou por vencer o campeonato.

Veja o resumo da partida e recorde o encontro.