O treinador Rui Vitória prepara-se para defrontar o FC Porto pela 15.ª vez na carreira, não tendo somado qualquer triunfo diante dos portistas, em vésperas do clássico da 22.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Desde que iniciou a carreira de técnico principal, em 2002, ao serviço do Vilafranquense, Rui Vitória cruzou-se com os ‘azuis e brancos' em 14 ocasiões, sendo que o melhor que conseguiu foi empatar, por quatro vezes.

Enquanto visitado, Rui Vitória defrontou os portistas por seis vezes, somando três igualdades e três desaires, embora não tenha perdido nas duas últimas receções, ambas para o campeonato e ainda ao serviço do Vitória de Guimarães.

Na época passada, registou-se uma igualdade a um tento na ‘Cidade Berço', à quarta jornada, ao passo que em 2013/14 o encontro da 21.ª ronda terminou com uma igualdade a dois.

Antes desses dois empates, Rui Vitória já tinha somado três desaires seguidos enquanto anfitrião, dois pelo Vitória de Guimarães (0-2 na Taça de Portugal 2013/14, e 0-4 na I Liga 2012/13) e um pelo Paços de Ferreira (0-3 na I Liga 2010/11).

Por outro lado, a primeira receção de Rui Vitória ao FC Porto aconteceu em 2007, no decorrer da primeira edição da Taça da Liga, tendo o técnico conduzido o Fátima, então na II Liga, a um surpreendente triunfo no desempate por grandes penalidades, após um ‘nulo’ (0-0).

Já no que diz respeito às visitas ao reduto ‘azul e branco', o registo do atual técnico benfiquista é mais modesto, já que, em sete jogos, perdeu seis, o último dos quais já esta época, pelo Benfica (0-1), e empatou um, ao comando do Paços de Ferreira, em 2010/11.

Nessa partida, disputada em maio de 2011, os pacenses travaram o conjunto orientado por André Villas-Boas e saíram do Dragão com uma igualdade 3-3, graças a um ‘hat-trick' de Pizzi, que atualmente é um dos ‘motores' do meio-campo ‘encarnado’.

O 15.º confronto deste historial está marcado para sexta-feira, a partir 20:30, no Estádio da Luz, em Lisboa, quando Benfica e FC Porto disputarem o clássico da 22.ª jornada da I Liga, que será dirigido pelo árbitro Artur Soares Dias, do Porto.