Os treinadores Rui Vitória e José Peseiro vão defrontar-se pela quinta vez, no clássico da I Liga portuguesa de futebol, entre Benfica e FC Porto, sendo que o técnico portista tem vantagem nos confrontos com o homólogo benfiquista.

Foram apenas quatro as partidas que opuseram os dois técnicos, todas elas no decorrer da temporada 2012/13, quando Rui Vitória orientava o Vitória de Guimarães e José Peseiro o Sporting de Braga.

O atual ‘timoneiro' dos ‘dragões' venceu os dois encontros do campeonato, enquanto o treinador das ‘águias' superiorizou-se no embate da Taça de Portugal, que viria a conquistar, depois da igualdade na Taça da Liga.

Nessa época, os bracarenses começaram por vencer no reduto dos vitorianos, por 2-0, na quinta jornada da I Liga, graças aos tentos dos internacionais portugueses Éder e Hugo Viana.

Cerca de três meses depois, em dezembro de 2012, os rivais minhotos voltariam a cruzar-se, dessa feita na fase de grupos da Taça da Liga - viria a ser conquistada pelos ‘arsenalistas' -, num jogo que terminou com um nulo (0-0),

O dérbi seguinte teria como ‘pano de fundo' os quartos de final da Taça de Portugal, mais uma vez em Guimarães, onde Rui Vitória viria a conquistar o primeiro e único triunfo sobre José Peseiro (2-1), após prolongamento, dando mais um passo rumo à final do Jamor, que acabaria por vencer, diante do Benfica (2-1), de Jorge Jesus.

Já o quarto e último confronto entre os dois técnicos aconteceu em fevereiro de 2013, na segunda volta do campeonato. Em Braga, José Peseiro voltou a bater Rui Vitória (3-2), num encontro em que os bracarenses estiveram a ganhar por 3-0, com golos de Éder (dois) e Paulo Vinícius, mas viram Paulo Oliveira e Soudani reduzirem a margem do triunfo.

Benfica e FC Porto jogam esta sexta-feira, a partir das 20:30, no Estádio da Luz, em Lisboa, no clássico da 22.ª jornada da I Liga portuguesa, que será dirigido pelo árbitro Artur Soares Dias, do Porto. O encontro terá acompanhamento ao minuto no SAPO Desporto, com vídeos dos principais lances.

- Os quatro embates entre Rui Vitória e José Peseiro:

Data Prova Jogo (resultado)

--------------------------------------------------------------------

28/09/12 LP 12/13 Vitória de Guimarães - Sporting de Braga (0-2)

19/12/12 TL 12/13 Vitória de Guimarães - Sporting de Braga (0-0)

16/01/13 TP 12/13 Vitória de Guimarães - Sporting de Braga (2-1)

23/02/13 LP 12/13 Sporting de Braga - Vitória de Guimarães (3-2)