O primeiro ano de Jorge Jesus no Sporting está a ser marcado por altos e baixos. Se é verdade que o treinador colocou os "leões" na liderança da Liga, também não é menos verdade que a campanha europeia tem deixado muito a desejar. Depois de falhar a entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões, o Sporting corre o risco de também ficar fora da Liga Europa, depois de perder em casa com o Bayer Leverkusen por 1-0, elevando para sete o número de derrotas esta época. Terá de vencer na Alemanha, algo que o Sporting nunca conseguiu.

Jesus tem defendido que o Sporting está muito melhor que nos últimos dois anos. Aquando da sua contratação, o técnico disse que ia recolocar o Sporting na luta por títulos, algo que, na sua opinião, não tinha acontecido nas derradeiras épocas. Jesus queria cortar com o passado e devolver a glória aos "leões".

Começou bem, vencendo a Supertaça de Portugal frente ao Benfica mas depois falhou a entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões. Além disso, foi afastado da Taça de Portugal e Taça da Liga.

Ora fazendo as contas às derrotas, conclui-se que Jorge Jesus já leva mais derrotas numa época que Marco Silva e Leonardo Jardim. E ainda falta muito até esta temporada acabar. O Sporting de Jesus já foi batido em sete ocasiões nos 38 jogos oficiais já realizados. Na época 2014/2015 Marco Silva tinha perdido sete jogos em 53 partidas. Na época anterior, com Leonardo Jardim ao leme, o Sporting perdeu em quatro ocasiões em 35 jogos oficiais.

A equipa de Jesus já foi batida esta época pelo Lokomotiv Moscovo, Bayer Leverkusen, CSKA Moscovo, Portimonense, Skenderbeu, União da Madeira e SC Braga.

Se se tiver em conta apenas os jogos caseiros, então conclui-se que Jesus já perdeu mais em casa que Jardim e Marco Silva. O Sporting desta época leva duas derrotas caseiras, todas nas provas da UEFA (1-3 com Lokomotiv Moscovo e 0-1 com o Leverkusen). Recorde-se que tanto Leonardo Jardim como Marco Silva tiveram apenas uma derrota em Alvalade casa nas duas de Leão ao peito.

A derrota frente ao Bayer Leverkusen elevou para dois o número de jogos do Sporting sem marcar em casa. Nos últimos 22 jogos da UEFA, os "leões" sofreram golos em 21. Só não sofreram golos num jogo com o Wolfsburgo na época passada.

Mais um dado: esta época o Sporting sofreu golos em todos os jogos realizados na UEFA (9 jogos, 15 golos sofridos).

Apesar disso, o técnico conseguiu colocar o Sporting na liderança do Campeonato, posição que ocupa há várias jornadas. Tem três pontos de vantagem sobre o Benfica e seis sobre o FC Porto, pelo que está em boa posição para dar um título que foge ao Sporting há vários anos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.