O FC Porto tarda em acertar o passo esta época. Depois de ter sido afastado da Liga dos Campeões e Taça da Liga, os "dragões" podem ter dito adeus à Liga Europa, depois de perderem por 2-0 frente ao Borussia Dortmund, em jogo da primeira-mão dos 16-avos-de-final da Liga Europa.

Esta foi a 9ª derrota da época em 37 jogos, a terceira de José Peseiro no comando técnico dos "dragões". A formação azul-e-branca não chegava às nove derrotas na época tão cedo desde os tempos de Octávio Machado. Na época 2001/2002 o agora diretor desportivo do Sporting levava onze derrotas em 37 partidas oficiais.

Esta época, além das três derrotas nas provas da UEFA (-2 com Dínamo Kiev e Chelsea para a Champions e Dortmund para a Liga Europa), a formação azul-e-branca somou também três desaires em outros tantos jogos na fase de grupos da Taça da Liga (1-3 com Marítimo, 0-2 com Feirense e 0-1 com Famalicão).

As outras três derrotas foram para a Liga: 0-2 com o Sporting, 0-1 com o Vitória de Guimarães e 1-2 com o Arouca.

De lá para cá, mesmo nas épocas em que o FC Porto chegou as nove derrotas, estas só chegaram mais tarde. Aconteceu em 2013/2014, com Paulo Fonseca e depois Luís Castro como treinadores. Nessa temporada, em que os "dragões" só venceram a Supertaça (o último título do FC Porto), a 9ª derrota só chegou ao cabo de 44 jogos oficiais. O clube terminaria a época com 12 derrotas.

De referir ainda que em Dortmund o FC Porto completou três jogos na EUFA sem marcar qualquer golo, sendo que perdeu as três partidas (0-2 com Dinamo Kiev, Chelsea e Dortmund). Para encontrar o registo de três derrotas seguidas dos "dragões" é preciso recuar até a época 2005/2006 quando o holandês Co Adriaanse era treinador.