O FC Porto venceu o Moreirense por 3-2 na 23.ª jornada do campeonato português, mas foi um encontro dividido em diferentes fases.

Primeiro a péssima entrada do FC Porto na sua própria casa. Os Dragões vinham de um desaire na Liga Europa e esperava-se que o embate com o Moreirense, atual 14.º classificado, fosse o tónico necessário para sacudir uma derrota.

Quem ligasse a televisão e visse 0-2 aos 28 minutos iria ficar certamente surpreendido, uma vez que a vantagem era para a equipa visitante. Apesar do demérito da equipa caseira, que não foi capaz de fazer um passe acertado na primeira parte, a turma de Miguel Leal desfilou um futebol vistoso no Estádio do Dragão, mostrando que tem capacidade para lutar por lugares mais confortáveis na I Liga.

O Moreirense foi prejudicado pela arbitragem no lance de grande penalidade que deu o 1-2 para o FC Porto, por falta de André Micael sobre Maxi. As imagens mostram que o corte do defesa do Moreirense foi limpo, numa altura em que a equipa de Moreira de Cónegos estava por cima no encontro. Na marcação do pénalti, Layún, o melhor dos azuis e brancos, marcou de forma irrepreensível e deu alento aos da casa.

Os golos de Iuri Medeiros (10’) e Fábio Espinho (28’) resultaram da incapacidade da defesa portista em se concentrar. Os Dragões mostraram-se muito desnorteados durante o primeiro tempo, falhando muitos passes, enquanto o Moreirense ia ganhando confiança e até fazendo toques de calcanhar nas jogadas de transição.

José Peseiro ainda tem muito trabalho pela frente e é imperativo melhorar a transição defensiva, uma vez que os golos que o FC Porto tem sofrido são inconcebíveis para uma equipa que se diz ‘grande’.

Contudo, no segundo tempo, a equipa portista mostrou querer, orgulho próprio e vontade de virar o resultado, perante uma plateia muito descontente, quase à beira de um ataque de nervos. Realçar ainda a grande exibição do guarda-redes Stefanović, que fez defesas espetaculares. Do outro lado, Iker Casillas também salvou a sua equipa por duas vezes, evitando o pior no início da segunda parte.

Os dois golos do FC Porto, primeiro por Suk (73’) e depois Evandro (76’), que entrou a meio do jogo, resultaram da insistência quase avassaladora, perante um Moreirense já desgastado.

Este FC Porto parece que ainda sofre da ‘herança Lopetegui’, uma vez que acaba por jogar todos os encontros sobre brasas. Cada vitória alcançada parece uma maratona ao ritmo de um ataque cardíaco. Os adeptos do FC Porto têm sofrido e Peseiro é o homem de quem se espera que faça algo mais.

"Ninguém espera estar a perder por 2-0 como foi, por responsabilidade nossa. Ficámos em desvantagem, mas felizmente conseguimos dar a volta. Já o fizemos várias vezes. Estamos satisfeitos, é importante este virar do resultado para nós e para a nossa massa associativa, que nos deixou um aplauso tremendo. Temos de ser uma equipa mais equilibrada”, disse o técnico portista, em declarações à Sport TV, após a partida.

Com este triunfo, e depois do susto, o FC Porto conquistou os três pontos, estando a três do Benfica e do Sporting, que só entra em ação esta segunda-feira.