O Sporting e o Sp. Braga pediram a adesão à Confederação Empresarial da CPLP, solicitação que, tal como a do Benfica, será aprovada numa reunião da organização, a realizar no domingo em Timor-Leste, disse esta segunda-feira fonte oficial.

Em declarações à agência Lusa, José Medina Lobato, secretário-geral da Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP), indicou que as três candidaturas - a do Benfica foi apresentada em fins de janeiro - serão aprovadas a 28 deste mês na reunião da direção da instituição.

Por outro lado, acrescentou Medina Lobato, outra iniciativa liderada pela CE-CPLP é a criação do Instituto de Certificação dos Produtos Alimentares dos Países lusófonos (ICPA-CECPLP), cujo despacho já foi aprovado a 11 deste mês e que será ratificado na mesma reunião da direção.

A reunião ocorrerá após o Fórum Económico Global de CPLP, que decorrerá também em Díli, de quinta-feira a sábado.

A criação da ICPA-CECPLP, acrescentou à Lusa o empresário guineense Medina Lobato, tem em conta a importância do setor da transformação dos produtos alimentares na CPLP.

"Há a necessidade de ser valorizado o importante contributo através do trabalho e dos esforços consentidos pelas várias instituições e entidades dos países da CPLP, para a transformação dos seus produtos nacionais, no âmbito do desenvolvimento socioeconómico e empresarial da comunidade e da futura «Marca CPLP»", explicou.

Como membros fundadores figuram a CE-CPLP, a União dos Exportadores da CPLP (UE-CPLP) e a Empresa Municipal de Qualidade de Bastos (EMQB), entidade que presidirá à Comissão Instaladora do instituto, através de Francisco Xavier.

Como vice-presidente da comissão, que terá sede em Lisboa, ficará Medina Lobato, aguardando-se que a UE-CPLP indique o nome do seu representante.

Liderada pelo empresário moçambicano Salimo Abdula, a CE-CPLP é uma organização que visa o desenvolvimento da cooperação entre estruturas associativas dos países-membros da CPLP - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

A instituição, criada a 4 de junho de 2004, em Lisboa, pretende também criar condições para o desenvolvimento de negócios no quadro dos espaços económicos onde estão inseridos no espaço lusófono.

Atualmente, a Confederação Empresarial da CPLP conta com 117 associados - 13 efetivos fundadores, 23 efetivos, 78 aderentes, dois honorários e um benemérito.