As acesas "guerras" de palavras entre os treinadores no futebol português têm sido uma constante no passado recente. O último capítulo tem como protagonistas Paulo Fonseca e Lito Vidigal. Passámos em revistas os principais momentos em que os treinadores foram mais longe nas suas palavras.

Paulo Fonseca vs Lito Vidigal

A "guerra" começou quando, Lito Vidigal, antes do primeiro embate da temporada entre SC Braga e Arouca, afirmou que a equipa bracarense era candidata ao título. O técnico bracarense não gostou e respondeu. “Candidatos ao título? O Lito é mesmo brincalhão. Esta frase faz parte de uma estratégia de comunicação, para nos colocar sob pressão, somos tão candidatos ao título como o Arouca”.

Este sábado, a troca de argumentos subiu de tom. Na zona de entrevistas rápidas após o 0-0 entre Arouca e SC Braga, Paulo Fonseca "disparou": "O Lito diverte-me imenso. Por exemplo, quando disse que o Braga devia lutar pelo título ou quando se atirou para o chão frente ao Sporting. E parto-me a rir quando diz que a equipa dele é arrojada. Com tantos técnicos, tinha que haver um destes. É como na Escola, há sempre um engraçadinho"

A resposta de Lito Vidigal não se fez esperar: "Quando alguém diz que o Braga foi superior é porque sofre de amnésia. Tento não ser deselegante mas se dizem que o Arouca é defensivo ... Vi o guardião do Braga fazer antijogo. Vi o Braga a ganhar 2-0 em Alvalade e a ´acagaçar-se`. Há colegas que subiram a um palanque e perderam discernimento”, atirou.

Jorge Jesus vs Rui Vitória

Depois da transferência polémica do treinador português do Benfica para o Sporting, as "guerras" de palavras entre Vitória e Jesus começaram na dérbi da Supetaça. A cada conferência de imprensa, as trocas azedas de palavras acentuavam-se. Rui Vitória chegou a dizer esta temporada que quando Jesus tinha a sua idade, “andava a lutar pela subida de divisão na Segunda Liga". Jorge Jesus foi mais duro nas críticas e chegou mesmo a afirmar que não considerava Rui Vitória treinador. E que não tinha mãos para o "Ferrar", que era o Benfica.

Jesus vs Mourinho

O nome do jogador Talisca abriu as hostilidades. Depois de Mourinho ter elogiado o brasileiro, Jorge Jesus afirmou, depois do Benfica ter ido buscar o jogador ao Brasil, que o staff do Chelsea “conhecia tanto o Talisca como [ele] o D’Artagnan”. Jorge Jesus respondeu: “Para mim, as coisas acabam aqui. Não quero polémicas”.

Jesus vs Lopetegui

Na temporada passada, no clássico da Luz, em que o a partida ficou 0-0, os técnicos de Benfica e FC Porto chegaram a apertar a mão, mas depois trocaram insultos. Depois de Jorge Jesus se ter enganado no nome do espanhol, no campo Lopetegui terá dito "Se voltas a trocar o meu nome dou-te um murro [puñetazo]".

Jorge Jesus vs Manuel Machado

Jorge Jesus chegou a desenvolver um ódio de estimação com Manuel Machado. O início do conflito surgiu depois dos rumores de que seria substituído por Jesus quando este se encontrava no comando técnico do Sporting de Braga. Num célebre Benfica-Nacional na Luz em que os "encarnados" golearam, Jorge Jesus festejou o quinto golo do Benfica correndo em direção ao banco do Nacional com a mão aberta, a mostrar o resultado ao técnico dos madeirenses: "Um vintém é um vintém e um cretino é um cretino. Não masco pastilha de boca aberta, nem praguejo no banco", respondeu Manuel Machado na conferência de imprensa, após o jogo.

Pacheco vs Mourinho

Tudo começou com Mourinho, na altura treinador do FC Porto, que afirmou que Pacheco era uma pessoa “com apenas um neurónio e avariado”. Pacheco, então treinador do Boavista, deu o ´troco`. “A julgar por uma fotografia que vi dele hoje, ele deve ser doente mental. Pode ter títulos, muito dinheiro, mas parece uma pessoa doente”.

Jesus Vs Tim Sherwood

Jesus desentendeu-se com o inglês quando era treinador do Benfica. O português provocou o banco do Tottenham num jogo da Liga Europa na Luz, mostrando três dedos após o terceiro golo do Benfica. Tim Sherwood não gostou e disse que atitude do português mostrava que não tinha classe. "Nos primeiros minutos ele estava sempre a queixar-se ao quarto árbitro de que eu estava a pisar a zona dele. Acenar ‘adeus’ [mostrar três dedos] daquela forma? Falta-lhe classe. Porque faria alguém aquilo? Ele tem um lado bom, claro que tem, mas para mim não, obrigado. Não tenho qualquer intenção de falar com ele", dissse Sherwood. Jesus justificou o gesto dizendo que os três dedos referiam-se ao número da camisola do Luisão. [É o número 4 do Benfica].

José Mourinho vs Manuel José

Depois de José Mourinho ter sucedido a Manuel José na União de Leiria em 2001, o experiente técnico disse na altura ao programa "Jogo Falado" que o agora Special One ainda estava a aprender: "Mourinho é aprendiz de treinador. Ele não me fez um telefonema, não é aceitável entre oficiais do mesmo ofício, e isso eu não esqueço. Também já fui jovem e agressivo, mas José Mourinho que se cuide", terá afirmado na altura o Manuel José.