O Sporting foi esta segunda-feira ao terreno do Vitória de Guimarães empatar a zero, em partida da 24ª jornada da Liga. Um duelo muito intenso do início ao final terminou como começou. A equipa de Jorge Jesus já tem o Benfica apenas a um ponto.

A formação da casa, que partia para esta jornada no sétimo lugar, foi a primeira a criar perigo, por intermédio de Licá. O extremo português entrou na área pelo lado esquerdo e atirou para o desvio de Rui Patrício.

Seguiram-se longos minutos de combate a meio-campo, até que Bryan Ruiz viu Coates destacado na grande área dos vimaranenses e ofereceu a bola ao central numa bandeja de prata. Miguel Silva defendeu bem o desvio, tal como voltou a fazer pouco depois a remate de Slimani.

Os ânimos acenderam-se por volta da meia hora de jogo, depois de uma entrada dura de Dalbert sobre Schelotto. Até Jorge Jesus se meteu no meio da confusão, que foi resolvida pelo árbitro Tiago Martins através de um cartão amarelo para cada um dos jogadores envolvidos no lance.

Os 'leões' tentavam assumir o controlo no ataque mas o Vitória de Guimarães também ameaçava quando podia. Aos 36', um lançamento de linha lateral quase dava em golo, mas Saré não chegou à bola a tempo de bater Rui Patrício. Aos 40' foi Otávio a ameaçar, através de um livre. Patrício estava batido, mas a bola passou (pouco) ao lado.

O segundo tempo trouxe muito mais ocasiões para o Sporting mas o marcador permaneceu intacto. Aos 59' Bryan Ruiz falhou de forma incrível após um cruzamento de Bruno César, com o cabeceamento a passar por cima da baliza de Miguel Silva. Coates também ameaçou de cabeça pouco depois.

O Sporting dava tudo para assegurar um triunfo nos minutos finais, mas mesmo em vantagem numérica - Josué viu segundo amarelo - não chegou ao golo, tendo visto William Carvalho atirar ao lado aos 83' e o então recém-entrado Barcos atirar para defesa de Miguel Silva, que continuava a brilhar.

O nulo persistiu até ao final, com as duas equipas a dividirem pontos. O Sporting ainda é primeiro, mas com menos fôlego, já que vai defrontar o Benfica na próxima jornada com apenas um ponto de vantagem. Os vimaranenses são sétimos classificados.