Bruno de Carvalho está em Cabo Verde para uma visita de três dias, mas não perde de vista a atualidade do futebol em Portugal.
Numa longa mensagem publicada no Facebook, o presidente do Sporting disparou em várias direções, com críticas a comentadores afetos ao Benfica, ao líder do clube da Luz, Luís Filipe Vieira, ao presidente da Liga, Pedro Proença, e a Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem, entre outros alvos.
Leia aqui a mensagem na íntegra:
"Decidi ir ver o que se passa em Portugal...
Não sei o que me fez rir mais, mas de facto vistas ao longe as coisas até têm uma graça especial.
Vou apenas dar alguns exemplos:
1o lugar: António Figueiredo, antigo dirigente do Benfica e antigo Presidente da SAD do Estoril na altura de um dos episódios mais vergonhosos da história do futebol português (que imagine-se envolve um jogo entre estes 2 clubes), que, ao estilo “Fénix renascida", aparece vindo do Além dizendo baboseiras atrás de baboseiras como se de uma virgem devota se tratasse. A necessitar de utilizar personagens deste calibre só posso concluir que este clube começa a perder toda a sua credibilidade e tem de se socorrer agora do refugo...
2o lugar: alguma “comunicação social”, na sua campanha vermelha, a querer condicionar o dérbi procurando manipular a opinião pública com a patética tese de que o Sporting foi favorecido pela arbitragem no jogo contra o Vitória de Guimarães. O ridículo não tem limites...
3o lugar: vi um ou dois programas ditos desportivos que, mesmo tendo o Sporting explicado pormenorizadamente a hipocrisia do apelo sem interesse nenhum do presidente do benfica para que nenhum jogador (Slimani) fosse castigado para o dérbi, permitiram que esse facto fosse completamente ignorado pelos moderadores e muitos comentadores. Dizem-se profissionais e depois passam horas a falar sobre a nobreza desse pedido. No final desses programas, para além das lágrimas que me corriam pelo rosto com tamanha bondade do Luis, não sei se o meu sentimento foi de pedir imediatamente a beatificação do homem ou propor a sua candidatura a próximo Nobel da Paz.
4o lugar: nas redes sociais uma espécie de heterónimo de Mr. Burns, gilinho para os amigos, continua a ser a fonte “não/sim/talvez” oficial da estupidez preconizada por Einstein. Existe um ditado popular que diz que quem não tem cão caça com gato. Nas redes sociais Mr. Burns caça com uma gaivota frouxa...
As frases/palavras mais famosas do gilinho:
- mitómano - andou anos para aprender uma palavra para além das duas que sabia: mine e coirato e anda feliz;
- sai um comunicado - mas alguém explica a um tipo que ganha a vida a escrever no Facebook que a palavra é post... Ajudem o gilinho... é uma questão de pura solidariedade.
- carrega benfica. Mas quem o carrega.... é daquelas frases inteligentes que ninguém sabe o que quer dizer ou está a fugir-lhe o dedo para a verdade. Será que um dia escreverá quem o carrega...
- trinca-bolotas/gordo - apresentem ao gilinho o Pedro Guerra... ajudem-no por favor pois este homem tem de ser ajudado na concepção geométrica da forma humana... Vou dar uma dica, toda a pessoa sobre a qual se vislumbra uma forma moldada denomina-se magro ou forte. Toda a pessoa cuja semelhança mais próxima seja um boneco sempre em pé ou um cilindro diz-se gordo. Seja como for eu não gosto de rótulos e por isso prefiro dizer Pedro Guerra.
5o lugar: Diamantino. Parece um aprendiz de feiticeiro: o Harry “Postas”. Num golpe de transformação Diamantino virou a nova versão de Pedro Guerra. A táctica é a do elefante. Se um elefante incomoda muita gente, dois elefantes incomodam muito mais... só pode ser isto... Não aprecio o estilo. E tenho de ser muito objectivo. Primeiro acho que os elefantes andam sempre de trombas e é uma coisa que me aborrece. Em segundo lugar gosto que quando alguém tenta ofender um colega de painel, como agora Diamantino quer fazer em todos os programas, tenha a coragem de o fazer olhos nos olhos e Diamantino não o faz.
6o lugar: Rui Gomes da Silva. Bem.... só de pensar em tudo o que me faz rir neste homem fico logo com o dedo a doer... Tinha de estar a escrever horas... É daqueles casos que só escrever o nome já é cómico o suficiente.
7o lugar: este fenómeno de honestidade que assola muitos dos jogadores que jogam contra o Benfica é de facto ternurento. Entrevista atrás de entrevista apressam-se a fazer um mea culpa antes que alguém se lembre de fazer um processo ou o árbitro de dizer a verdade.... Cotovelada do Renato? Nunca! Eu é que devia ter sido expulso por ousar agredir o cotovelo dele com a minha cara, disse o jogador da cruz de Cristo. Sendo que agora o jogador do União jura que Jardel não cometeu falta nenhuma. E dizem que o futebol português não é digno. Malditos incendiários que só dizem mal! O futebol português não só é digno como está a ser seguido atentamente para uma versão moderna e melhorada do programa “Perdoa-me!”. Um exemplo!
8o lugar: hoje uma chamada de capa d´”O Jogo” diz que eu, o presidente papão, desta vez até utilizei o facebook para dar moral ao treinador... Guimarães/Facebook/treinador... A sério? Estão assim tão desesperados? Podendo falhar aqui por 1 ou 2 titulos, aproveitando as inúmeras entrevistas que tenho visto sobre o tema e esta nota na capa digna de um Pulitzer, quero dar os parabéns ao meu grande amigo Karembeu, assessor desportivo do Olympiacos, pelo 16o título de campeão nas últimas 19 temporadas. Ao mesmo tempo quero prestar a minha solidariedade para com dois treinadores que aprecio como homens, Peseiro e Vitória. Não é por serem treinadores de clubes rivais que este meu sentimento se altera. Não se tratam profissionais dedicados e leais desta forma. Como diria o meu querido Octávio "vocês sabem do que estou a falar". Ou se preferirem “Timeo Danaos et dona ferentes” para quem goste de citações em Latim...
9o lugar: A frase era "A SAD do Sporting anunciou hoje que teve um prejuízo de 18 milhões de euros no segundo semestre de 2015, explicado pela condenação no 'caso Doyen' e pela ausência na fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol". Desta frase o jornal “O Jogo” lê e dá o seguinte título à sua notícia - "resultados negativos sem incluir Doyen"... Nem serve para comentar, só para rir.
10o lugar: é uma mistura de efeitos especiais no mesmo frame que conseguem confundir qualquer um. Pedro Proença na gala do benfica (uma espécie de "quanto mais me bates mais eu gosto de ti") a dizer que os treinadores e os jogadores são as verdadeiras estrelas (talvez incluir quem vota no presidente da Liga, os dirigentes, fosse simpático), pede tranquilidade para a arbitragem (estamos de acordo sendo que está com um discurso à Paulo Bento precisando de alguma originalidade mas, já agora, se pudesse alargar um pouco o espectro seria: todos precisam de tranquilidade e temos de ser todos a contribuir) e dá os parabéns pelos 10 anos de "Vitor Pereira" - essa é a cereja no topo do bolo. Eu não escondo que gosto e apoio o Pedro Proença mas na vida não vale tudo. Já dizia o meu avô, quanto mais agachados andamos, mais o traseiro fica à mostra. Vítor Pereira já fez o suficiente, não precisa de se esforçar mais. Está bom e eu apoio uma festa imediata de homenagem pela sua saída. O futebol e a sua tranquilidade agradeciam.
E agora é tempo de regressar de corpo e alma a Cabo Verde...
Felizmente existe mundo para além de Portugal... e que diferença se verifica. Sem a manipulação constante de alguma “comunicação social” é facilmente visível a real dimensão do Sporting Clube de Portugal e do respeito com que é agora encarado mesmo pelos adeptos de outros clubes.
Que orgulho tenho em ser Sportinguista e que privilégio tenho em servir quem amo.
Nós não somos grandes, somos enormes!"
Comentários