Fraco contra os fortes, somando derrotas em todos os clássicos disputados, mas forte com os fracos, com uma bela séries de goleadas esta época, o Benfica apresenta-se sábado em Alvalade ainda a pensar na renovação do título.

Depois de estar praticamente arredado da 'corrida' na I Liga portuguesa de futebol, com um atraso de sete pontos, o Benfica de Rui Vitória tem sido resiliente, mau grado as derrotas com os rivais FC Porto e Sporting, e está, a 10 jornadas do final, a um ponto apenas dos 'leões', no segundo lugar.

Uma vitória na casa do arquirrival deixa o Benfica com uma 'passadeira' estendida rumo ao tricampeonato, tanto mais que o jogo entre equipas de topo que lhe falta, depois, será em casa, na receção ao Sporting de Braga.

Para o que já é apontado como o 'jogo do ano', o Estádio José de Alvalade vai estar lotado, com os adeptos do clube da casa a responder em massa à melhor época do Sporting dos últimos anos, que recoloca a equipa a intrometer-se de facto em contas que têm estado reservadas a FC Porto e Benfica.

Após a eliminação da Taça de Portugal e da Liga Europa, Jorge Jesus fez questão de reafirmar que o objetivo principal que o fez trocar a 'zona de conforto' de treinador bem sucedido no Benfica pelo Sporting é o campeonato.

Agora, é o momento decisivo para reforçar o sentido do seu discurso, que tem sido sempre claro. Se o Sporting ganhar, passa a quatro pontos de avanço sobre o clube por quem Jesus foi tricampeão.

Tem um percurso de época final com duas visitas de alto risco, uma ao Dragão e outra a Braga, na última jornada, mas indiscutivelmente consolida-se como favorito.

As duas equipas que vão estar frente a frente só podem querer a vitória, para começar a ver o título de campeão a 'desenhar-se' no seu horizonte. Por outro lado, um empate deixa os dois clubes lisboetas separados por um ponto, com a possibilidade do FC Porto intrometer-se de novo nas contas do título.

Se o Fc Porto ganhar nesta jornada em Braga e em Alvalade os 90 minutos terminarem sem vencedor, o Sporting fica com um ponto de avanço sobre o Benfica e dois sobre o FC Porto - ou seja, o campeonato fica completamente relançado.

Jorge Jesus tem a seu favor o contar já com três vitórias sobre o Benfica, na época: 1-0 na Supertaça, 3-0 na Liga, na Luz, e 2-1 na Taça, após prolongamento. Um quarto sucesso seria um feito histórico, sem paralelo entre os rivais.

Rui Vitória tem de acreditar que 'à quarta será de vez'. E se ganhar, arrisca-se a sair-se de forma airosa de uma época que muitos deram por irremediavelmente perdida, tanto mais que na Liga dos Campeões está na luta pelos quartos de final e por mais um 'saco cheio' de dinheiro para os cofres da Luz.

Para o jogo mais 'quente' da época, o Conselho de Arbitragem da FPF respondeu com um nome à altura - Artur Soares Dias, do Porto, segundo na classificação de árbitros da última época.

Soares Dias vai para o seu 10.º 'clássico' e num ano em que a arbitragem tem sido especialmente criticada tem a vantagem de não gerar 'anti-corpos' por parte do Sporting nem por parte do Benfica.