José Peseiro, atual treinador do FC Porto, defronta este domingo Paulo Fonseca, atual treinador do SC Braga, num desafio muito importante para as contas do título (principalmente para os Dragões), marcado pela troca de cadeiras dos dois técnicos.

Na época 2012/13, José Peseiro fez uma campanha modesta ao serviço dos minhotos, tendo conseguido a conquista da Taça da Liga, curiosamente numa final disputada contra o FC Porto, que era orientado por Vítor Pereira, treinador do Fenerbahçe, contra quem o SC Braga joga esta quinta-feira para a Liga Europa.

Em Coimbra, a 13 de abril de 2013, Alan (45’ g.p.) marcou o golo que deu o troféu aos arsenalistas. Uma conquista importante para Peseiro e também para o SC Braga, uma vez que não levantava uma Taça desde 2008, ano em que venceu a Taça Intertoto, na altura comandado por Jorge Jesus, que este fim de semana tem também um desafio importante ao serviço do Sporting no dérbi lisboeta contra o Benfica.

Insatisfeito com o quarto lugar no campeonato e consequente não apuramento da equipa para a Liga dos Campeões, António Salvador e Peseiro assinaram um acordo de rescisão amigável e o treinador foi para os Emirados Árabes Unidos e depois Egito.

Paulo Fonseca ‘imitou’ o seu adversário de domingo e fez uma campanha aquém do esperado ao serviço do FC Porto. Na época seguinte, o então novo técnico dos Dragões começava a sua caminhada azul e branca com a conquista da Supertaça Cândido de Oliveira.

Em Aveiro, a 10 de agosto de 2013, o FC Porto vencia o Vitória de Guimarães por 3-0, com golos de Licá, Jackson Martínez e Lucho González. Nessa altura, Rui Vitória era o treinador da equipa de Guimarães, mas agora representa as cores do Benfica, clube que este sábado irá tentar chegar ao primeiro lugar no embate em Alvalade.

Mas voltando a Paulo Fonseca e à sua aventura no Dragão, o técnico de 42 anos não conseguiu corresponder às expetativas dos adeptos e acabou por abandonar o cargo em março de 2014. Depois seguiu-se o regresso a Paços de Ferreira antes de assinar pelo clube arsenalista.

Muitas ligações que passam por Lisboa, Guimarães, Braga, Porto e até à Turquia. Os dois grandes jogos deste fim de semana - Sporting-Benfica (sábado, 20h45) e SC Braga-FC Porto (domingo, 20h30) servirão para dissipar as duvidas que ficaram até à 24.ª jornada.