As associações de futebol da Guarda e de Viseu manifestaram hoje o seu apoio à recandidatura de Fernando Gomes à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que congrega já 18 dos 22 órgãos nacionais.

Rio Ave (I Liga), FC Famalicão e Farense (II) também reforçaram o apoio a Fernando Gomes, que é, para já, o único candidato às eleições da FPF, marcadas para 04 de junho, e que tem também o apoio do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol e da associação de treinadores.

“Aquando da primeira candidatura de Fernando Gomes, apoiei a de Carlos Marta, lista da qual inclusivamente fiz parte. Na altura, disse a Fernando Gomes que se ele fosse tão bom presidente da FPF como foi da Liga seria um excelente presidente”, referiu Amadeu Poço, presidente da AF Guarda.

O dirigente referiu que havia o receio de que uma pessoa que vinha do futebol profissional pudesse prejudicar o futebol amador, que integra a maioria dos clubes desta associação.

“No entanto, ao longo de quatro anos, verificámos exatamente o contrário, que esses receios eram infundados e que houve sempre um diálogo franco e aberto com as associações. Portanto, não nos restava outra atitude que não fosse a de apoiar uma candidatura que nos dá a garantia de continuidade de evolução do futebol”, disse Amadeu Poço.

Já para José Alberto Ferreira, presidente da Associação de Viseu, a “candidatura de Fernando Gomes é a única válida para prosseguir o bom trabalho que foi feito na FPF durante este mandato. Por isso, a Associação de Futebol de Viseu está inteiramente de acordo e apoia incondicionalmente a recandidatura de Fernando Gomes”.

“Enquanto foi presidente da Liga realizou um trabalho excelente e fez com que aquela instituição atingisse um valor que deu muita dignidade ao futebol português. Na FPF tem feito um trabalho exemplar, com resultados que estão à vista. Por todos estes motivos, merece o meu respeito e o meu apoio”, considerou António Silva Campos, presidente do Rio Ave.

Para o seu homólogo do Famalicão, Jorge Silva, há muitas razões para apoiar a recandidatura de Fernando Gomes e salienta a “forma serena de agir, a postura, a competência, a defesa de valores do futebol como a verdade desportiva e a capacidade de unir os seus agentes”.

“O Farense apoia a recandidatura de Fernando Gomes à presidência da FPF pelo trabalho que tem desenvolvido”, defende o presidente do clube algarvio, António Barão, considerando que o organismo tem sido “um grande polo de dinamização para os clubes”.

Fernando Gomes, de 64 anos, é o presidente da FPF desde 2011 e integra o Comité Executivo da UEFA. Antes, foi presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, entre 2010 e 2011, tendo também liderado a Liga de Clubes de Basquetebol e sido dirigente do FC do Porto entre 1994 e 2010.