Futebol vive de golos, e no próximo sábado todas as atenções no 'dérbi' de Alvalade vão estar viradas para as duas referências no ataque de Sporting e de Benfica e que tantos jogos têm decidido esta época: Islam Slimani e Jonas.

Slimani

Os 'leões' têm no internacional argelino a sua maior referência no ataque. Esta época, Slimani já rendeu à equipa de Jorge Jesus cerca de 36,7% dos golos marcados no campeonato tendo sido decisivo em muitas das vitórias do Sporting.

Com 18 golos em 23 jogos, Islam Slimani está a afirmar-se esta época como uma das figuras de destaque na equipa de Jorge Jesus. Autor de um 'hat-trick' frente ao Vitória de Guimarães, o avançado argelino já bisou esta temporada em quatro jogos do campeonato, e o máximo de tempo em que esteve sem marcar foi em dois jogos consecutivos, o que faz de Slimani um jogador temível para qualquer defesa uma vez que apenas em 11 ocasiões ficou 'em branco'.

No dérbi da primeira volta do campeonato, no Estádio da Luz, o avançado leonino deixou a sua marca, com um golo aos 21 minutos, no triunfo do Sporting sobre o Benfica por 3-0. Um mês depois da vitória na casa do rival, Slimani voltaria a 'fazer o gosto ao pé' frente ao Benfica com um golo decisivo já no prolongamento, e que ditou o afastamento das 'águias' da Taça de Portugal.

De resto, Slimani tem demonstrado esta temporada que está inclinado para brilhar nos grandes palcos, e logo no início do ano, na receção ao FC Porto da 15ª jornada, o goleador argelino foi o herói do 'clássico' em Alvalade ao apontar os dois golos do Sporting no triunfo por 2-0.

Já a melhor série de Slimani a marcar consecutivamente para o campeonato foi entre o 'clássico' com o FC Porto e o jogo com o Paços de Ferreira, com um total de oito golos em quatro jogos.

Segundo os dados estatísticos desta temporada, Slimani tem mostrado uma tendência para marcar nas etapas complementares dos jogos com um total de 10 golos depois do intervalo, em comparação com os 8 golos apontados antes do final da primeira parte. Em relação aos momentos de jogo em que Slimani parece ter mais inclinação para marcar, destacam-se os primeiros 15 minutos das etapas complementares e os últimos minutos de jogo, onde Slimani já valeu algumas vitórias importantes aos 'leões'.


Todos os golos de Slimani no campeonato até ao momento: 24 (Académica); 39 (Rio Ave); 12, 58, 78 (Vitória de Guimarães); 21 (Benfica); 90 (Arouca); 58 (Moreirense); 27, 85 (FC Porto); 18, 52 (Vitória de Setúbal); 90 (SC Braga); 54 (Tondela); 63, 84 (Paços de Ferreira); 3, 86 (Nacional)


Jonas

As 'águias' têm no internacional brasileiro o seu principal artilheiro com um total de 26 golos só no campeonato nacional. Esta temporada, Jonas tem-se mostrado um dos avançados mais eficazes da Europa e neste momento já vale 40% dos golos do Benfica para o campeonato, com uma impressionante média de 1,08 golo por jogo.

Depois de na temporada passada ter perdido a corrida de melhor marcador do campeonato para Jackson Martinez por um golo apenas, Jonas parece determinado em repor alguma justiça ao golo anulado na última jornada e que lhe daria o título de artilheiro. Apesar de não ter uma série tão boa como Slimani a marcar em jogos consecutivos, pois a melhor série de Jonas para o campeonato nacional é de cinco golos em três partidas, nomeadamente entre o jogo com o Arouca da 19ª jornada e a deslocação ao Restelo no embate com o Belenenses a 21ª jornada, a verdade é que o avançado brasileiro 'marca que se farta' tendo bisado em nove jogos e feito um 'hat-trick' na vitória do Benfica sobre o Naciona da Madeira.

Já em relação a jogos sem marcar para o campeonato, Jonas apenas em nove ocasiões ouviu o apito final sem ter o seu nome na lista de marcadores. No entanto, há o dado curioso de Jonas ainda não ter qualquer golo frente a Sporting ou FC Porto desde que chegou ao Benfica no final da época passada, ao contrário do seu 'rival' Slimani que já conta com quatro golos em sete confrontos com as ´águias'.

Apesar de não ter marcado qualquer golo esta época a um rival direto, Jonas tem sido um autêntico 'abono de família' dos encarnados ao fazer uma 'dupla temível' com o grego Mitroglou, que também já leva a impressionante marca de 14 golos em 23 golos.

De acordo com os dados estatísticos desta temporada para o campeonato, Jonas, tal como Slimani, tem mostrado uma tendência para marcar mais nas etapas complementares dos jogos contando com um total de 16 golos já depois do intervalo, em comparação com 'apenas' dez golos apontados antes do final da primeira parte. Já em relação aos momentos de jogo em que Jonas parece facturar mais golos destacam-se os primeiros vinte minutos das etapas complementares (oito golos) e os últimos quinze minutos dos jogos (sete golos).


Todos os golos de Jonas no campeonato até ao momento: 78, 81 (Estoril-Praia); 86 (Moreirense); 18, 40 (Belenenses); 34, 73 (Paços Ferreira); 4 (Tondela); 36, 69 (Académica); 39 (Vitória Setúbal); 4, 81 (Rio Ave); 52, 54, (Marítimo); 23, 57, 63, (Nacional); 67 (Arouca); 16, 67 (Moreirense); 53, 88 (Belenenses); 47 (Paços de Ferreira); 5, 76 (União da Madeira)