Pedro Proença, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), afirmou hoje sentir-se "lisonjeado por liderar a Liga mais competitiva da Europa", elogiando todo os agentes envolvidos nas competições.

O dirigente fez essa análise quando foi confrontando as recentes polémicas com a arbitragem e sobre a forma como estas poderão condicionar o desenrolar do dérbi de sábado entre Sporting e Benfica, da 25.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

"Temos, às vezes, tendência para olhar para as coisas menos positivas que acontecem, mas temos uma Liga em que os três primeiros classificados estão separados apenas por quatro pontos", começou por dizer Pedro Proença.

Para o responsável, a I Liga tem "equipas altamente competentes, talento, das melhores equipas de arbitragem do mundo e das melhores organizações”.

“Enquanto presidente da Liga, espero que haja muitos mais momentos positivos como estes", completou o presidente da LPFP.

Pedro Proença abordou o assunto à margem da apresentação do projeto e-liga, um sistema inovador que vai permitir a clubes, delegados e árbitros, recolher, compilar e enviar toda informação sobre os jogos de forma digital.

O sistema funciona através de um aplicativo informático, com acesso através de ‘tablets’, onde todos os agentes envolvidos nos jogos irão introduzir as informações e enviá-las através da internet para os serviços da LPFP.

O processo irá, gradualmente, eliminar a necessidade enviar os relatórios de jogos, feitos por delegados e árbitros, através de máquinas de fax, tal como acontece há vários anos.

"Este é um sistema desenvolvido em pareceria com a Samsung que é inovador e único no mundo. Estamos construir uma Liga voltada para o futuro, capaz de estar à altura das melhores práticas seguidas pelas ligas internacionais", afirmou o dirigente.

O presidente da LPFP considerou que com este processo "através dos ‘tablets’ os agentes que hoje participam nas competições poderão, de forma intuitiva e multifuncional, transmitir com rapidez e precisão todas as informações que vão acontecendo".

Pedro Proença garantiu que o processo foi planeando de forma gradual, feito em segurança, para facilitar o trabalho dos clubes, dos árbitros, e dos delegados".

"É um momento que marca a primeira fase de testes, do qual já integramos os ‘tablets’ aos delegados da Liga, e com eles procedemos a um período de testes de envios de relatórios que em muito curto prazo fará a diferença", vincou.

Pedro Proença assegurou que, num próximo passo, será "feita entrega dos dispositivos aos árbitros", para que, "de forma gradual, o recurso ao papel e ao fax seja eliminado", acreditando que no início da próxima época o projeto esteja inteiramente implementado.

Na calha está também a utilização pelos árbitros de um relógio digital e interativo, que permitirá introduzir e enviar para as plataformas digitais da LPFP, em tempo real, informações sobre o jogo, nomeadamente cartões, golos ou substituições.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.