Duas conhecidas figuras políticas da Guiné-Bissau, apaixonadas pelo futebol, fizeram à Lusa prognósticos para o dérbi entre Sporting e Benfica, da 25.ª jornada da I Liga, com cada uma a defender a vitória do seu clube.

Agnelo Regalla, atual ministro da Comunicação Social e líder do partido União para Mudança, não tem dúvidas quanto à vitória do Benfica “se as transições atacantes saírem”, disse.

Óscar Barbosa, antigo ministro da Energia e atual elemento do secretariado do PAIGC, partido no Governo, vaticina uma vitória por 2-1 a favor do Sporting, acreditando na “competência de Slimani e companhia”.

Numa coisa os dois políticos têm as mesmas opiniões: o Benfica parte para este dérbi lisboeta “em franco crescendo de forma”, fruto das exibições conseguidas dos últimos jogos, mesmo tendo vários jogadores lesionados, reforça Agnelo Regalla.

“Vai ser um jogo intenso, muito tático”, em que o meio-campo será decisivo para a vitória de quem conseguir dominar esse terreno do jogo, observou ainda Regalla.

Barbosa acredita na vitória do Sporting, até porque não prevê nada que possa impedir o seu clube de chegar ao título este ano com a equipa e o treinador que tem, disse.

“O Sporting está moralizado por estar em primeiro lugar”, notou Barbosa, antigo jogador e mais tarde locutor de futebol na Rádio Nacional da Guiné-Bissau.

Mesmo confiante nos comandados de Jorge Jesus, Barbosa pede atenção às movimentações dos pontas-de-lança do Benfica, Jonas e Mitroglou, aos quais rotulou de perigosos.

Já Regalla teme “o golpe de surpresa” dos dianteiros sportinguistas, lembrando o clássico entre Benfica e FC Porto em que os ‘encarnados’ acabaram derrotados.

O adepto do Benfica diz também que concorda com o posicionamento do líder do clube, Luís Filipe Vieira, quando apelou para que nenhum jogador do Sporting fosse castigado antes do dérbi.

“É esta manifestação de todos os benfiquistas (…), ter todos os contendores em campo para que se possa avaliar quem é o melhor”, defendeu.

Quanto às qualidades do treinador do Benfica, Rui Vitória, questionadas logo no início da época, Regalla só tem elogios a fazer, recorrendo mesmo a uma metáfora que envolve um Ferrari.

“Já conseguiu pelo menos controlar o Ferrari, agora vamos a ver se consegue dar aquela ponta final para ultrapassar a carripana do Jorge Jesus”, sublinhou Agnelo Regalla.

O Sporting, líder do campeonato, com 59 pontos, mais um do que o Benfica, recebe o rival no sábado, no Estádio José Alvalade, a partir das 20:45, em jogo da jornada 25 que será arbitrado por Artur Soares Dias, da associação do Porto.