A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) manifestou hoje apoio “sem reservas” à decisão do International Board (IFAB) de aprovar, a título experimental, o recurso às imagens vídeo nas arbitragens dos jogos.

“A FPF aplaude e apoia sem reservas a decisão do International Board de permitir os testes para a introdução do vídeo-árbitro. É conhecido o trabalho da Federação Portuguesa de Futebol para que esta decisão pudesse ser tomada este sábado em Cardiff”, pode ler-se em mensagem do presidente da FPF, Fernado Gomes.

O International Board (IFAB) , entidade que regula as leis no futebol, aprovou hoje, a título experimental, o recurso às imagens vídeo nas arbitragens dos jogos.

O período experimental decorrerá durante os próximos dois anos, “o mais tardar na época 2017/2018”, para, segundo o comunicado do IFAB, “identificar as vantagens, desvantagens e os piores cenários”.

Após o aval à tecnologia de linha de golo, em 2012, o ‘guardião’ das leis do futebol voltou a abrir as portas a outras tecnologias para auxílio do trabalho dos árbitros.

“A FPF apoia todas as decisões que auxiliem o futebol, como é o caso. No campo da arbitragem, é conhecido o nosso esforço no sentido de dotar as equipas de arbitragem dos melhores meios disponíveis. O árbitro é um elemento central do jogo e todos os mecanismos que o auxiliem na tomada de decisão devem ser testados e analisados, sem receios e sem conservadorismos”, apontou Fernando Gomes.