O treinador do Sporting de Braga, Paulo Fonseca, vincou hoje a vontade de vencer o FC Porto, no domingo, na 25ª jornada da I Liga de futebol, e inverter a tendência de perder em casa com os ‘dragões’.

Na conferencia de imprensa de antevisão ao jogo, o técnico - que disse esperar "um bom espetáculo entre duas equipas ofensivas, que gostam de ter a iniciativa e controlar o jogo com bola" - garantiu um Sporting de Braga "super motivado" a querer "inverter a tendência" dos "últimos cinco anos, em que sofreu cinco derrotas com o FC Porto em casa".

Paulo Fonseca não quis avaliar se o FC Porto está mais forte desde a chegada do treinador José Peseiro, mas disse esperar um adversário "ambicioso, forte e motivado" a tentar aproveitar o dérbi lisboeta de hoje entre Sporting e Benfica.

Os minhotos, quartos classificados, estão a 11 pontos de distância dos portistas, terceiros, e o seu técnico considera ser tarefa quase impossível atingir a terceira posição. "Temos que ser realistas, faltam 10 jornadas, com esta diferença pontual é muito difícil chegar mais acima, ainda por cima quando estamos envolvidos nas outras competições todas. Mesmo não estando, já era difícil, assim é dificílimo. Não diria impossível, porque matematicamente é possível, mas é muito difícil", reforçou.

O Braga jogou na quarta-feira em Vila do Conde, com o Rio Ave, jogo que lhe garantiu o acesso à final da Taça de Portugal e, na próxima semana, defronta o Fenerbahçe, na Turquia, em partida da Liga Europa. Instado sobre se vai poupar jogadores em função desse esforço, o treinador defendeu que não há titulares no Braga. "Quem são os titulares do Braga? Face ao que tem sido o nosso trajeto e à utilização de todos os jogadores não consigo fazer esse exercício e acho que vocês [jornalistas] também não", disse.

Josué está fora do jogo de domingo por estar emprestado pelo FC Porto, regra que não se aplica na Taça de Portugal, pelo que o médio poderá defrontar os ‘dragões’ no Jamor, situação que Paulo Fonseca disse estar certo que será corrigida na próxima época.

Sporting de Braga, quarto classificado, com 44 pontos, e FC Porto, terceiro, com 55, defrontam-se às 20:30 de domingo, no Estádio Municipal de Braga, jogo que será arbitrado por Carlos Xistra, da Associação de Futebol de Castelo Branco.