Rio Ave e Estoril encerram esta segunda-feira a 25.ª jornada da Liga de futebol, com os nortenhos a tentarem conservar o quinto lugar, numa ronda em que o Benfica ascendeu à liderança do campeonato.

Depois do triunfo do Arouca em Tondela, por 1-0, o conjunto de Pedro Martins, que acumula três vitórias e dois empates nos últimos cinco jogos, precisa vencer em casa os ‘canarinhos’ para retomar a posição perdida provisoriamente para a equipa de Lito Vidigal, situada dois pontos acima.

Com duas vitórias e um empate nas jornadas precedentes, o Estoril-Praia, nono, com 30 pontos, vai tentar capitalizar o empate do Paços de Ferreira (8.º) e a derrota do Vitória de Guimarães (7.º), para se aproximar da zona europeia.

Para este encontro, os vila-condenses não poderão contar com o extremo cabo-verdiano Kuca, que se ressentiu de problemas musculares e não vai defrontar equipa em que começou esta época, enquanto Lionn cumpre um jogo de suspensão.

O Estoril desloca-se a Vila do Conde sem Mano, Lucas Farias, Leandro Chaparro, Marion e Dieguinho, todos com problemas físicos, enquanto Diakhité e Maheuzinho regressaram às opções de Fabiano Soares.

A ronda ficou marcada pelo triunfo do Benfica no dérbi com o Sporting (1-0), o que valeu ao bicampeão nacional a subida à liderança pela primeira vez no atual campeonato, com dois pontos de avanço para o rival e seis para o FC Porto, que perdeu no terreno do Sporting de Braga (3-1), quarto classificado.

Os ‘dragões’, que viram o treinador José Peseiro expulso na primeira parte, por protestos, desaproveitaram o facto de um dos rivais ter perdido pontos, ficando agora em situação bem mais complicada na luta pelo título.

Programa e resultados da 25.ª jornada:

- Sexta-feira, 4 mar:

Paços de Ferreira – Marítimo, 2-2 (0-0 ao intervalo)

- Sábado, 5 mar:

Sporting – Benfica, 0-1 (0-1)

- Domingo, 6 mar:

Tondela - Arouca, 0-1 (0-0)

Vitória de Setúbal – Moreirense, 0-1 (0-0)

Boavista – Nacional, 0-1 (0-1)

União da Madeira - Belenenses, 0-0

Académica – Vitória de Guimarães, 2-0 (0-0)

Sporting de Braga – FC Porto, 3-1 (0-0)

- Segunda-feira, 7 mar:

Rio Ave – Estoril-Praia, 20:00 (Sport TV)