Depois de ter perdida a liderança para o Benfica no passado sábado, o Sporting já não depende apenas de si para se sagrar campeão, um feito que já lhe foge há 14 anos.

Agora, os comandados por Jorge Jesus estão obrigados a somar nove vitórias nas nove jornadas que lhe restam. Claro que existe a possibilidade de o Benfica perder pontos e aí o cenário já seria completamente diferente e aí o Sporting pode nem precisar de vencer nas nove jornadas que restam para se sagrar campeão.

Contudo uma reta final de campeonato totalmente triunfante pode nem chegar aos Leões para celebrarem no centro de Lisboa, isto se o mesmo feito for repetido pela equipa de Rui Vitória.

Desde a época 1934/35, foram 81 vezes que o Sporting não conseguiu vencer a derradeira série de nove jogos, as mesmas que faltam agora aos verdes e brancos, sendo esse o objetivo claro do treinador Jorge Jesus.

Além do Estoril, o Sporting ainda joga com o Arouca, Belenenses, Marítimo, Moreirense, U. Madeira, FC Porto, V. Setúbal e SC Braga.

Em 1951/52 e 1950/51, o treinador inglês Randolph Galloway comandou o Sporting até aos triunfos nas últimas oito jornadas. Em 2006/07, a nove jornadas do fim, o técnico Paulo Bento perspetivava a conquista do título mas falhou por pouco, vencendo oito jogos, mas empatou na Luz, terminando a um ponto dos Dragões. Também em 2008/09, os Leões conseguiram oito vitórias e um empate nos últimos nove jogos, algo que não acontecia desde 1977/78 - 1953/54 e 1943/44, 1842/43 e 1941/42

Mesmo vencendo todos os jogos, o Sporting terá de esperar por um empate do Benfica para se sagrar campeão.