O Sporting venceu este sábado o Estoril-Praia por 2-1, em jogo a contar para a 26ª jornada do campeonato nacional, e garantiu desta forma a liderança provisória da prova depois de ter perdido com o Benfica na ronda anterior.

Slimani bisou ainda na primeira parte, mas um golo de Léo Bonatini colocou o Estoril-Praia a lutar até aos instantes finais pelo empate, onde Rui Patrício acabou por brilhar com uma defesa apertada nos últimos segundos.

No regressou à competição depois da derrota em casa com o Benfica, o Sporting deu um sinal de força na deslocação ao terreno do Estoril-Praia. Jorge Jesus apresentou uma equipa com algumas alterações em relação à equipa titular que perdeu o dérbi em Alvalade na semana passada, com a Schelotto no lado direito da defesa e Aquilani no meio campo. Na frente de ataque, Bryan Ruiz recuperou a tempo para jogar ao lado de Slimani e Teo Gutiérrez.

Perante uma moldura humana pintada de verde, o Sporting entrou dominador e com vontade de marcar cedo. Logo aos cinco minutos, Slimani abriu o marcador com um golo magistral com um remate indefensável ao ângulo direito da baliza de Kieszek. O avançado argelino com um grande remate quebrou assim um jejum de cinco jogos sem marcar golos.

A forte entrada do Sporting não permitiu ao Estoril-Praia qualquer situação de perigo junto à área da baliza defendida por Rui Patrício, e até ao apito para o intervalo parecia mesmo que a equipa de Fabiano Soares estava a tentar adiar um segundo golo que lhe permitisse lutar pelo resultado no segundo tempo.

No entanto, Slimani voltaria a marcar e fazer o 2-0 nos últimos segundos da primeira parte com um cabeceamento já na pequena área do Estoril. O avançado argelino correspondeu assim da melhor forma a um cruzamento de Bryan Ruiz para alcançar o seu 20º golo no campeonato.

No segundo tempo, a equipa do Sporting regressou dos balneários moralizada com a vantagem alcançada na primeira parte, e perante uma gigantesca 'onda verde' que invadiu o Estádio António Coimbra da Mota procurou desde cedo brindar os adeptos com mais golos, e começou logo por criar perigo aos 47 minutos num lance de Slimani, em que Kieszek acabou por negar o golo a Aquilani.

Aos 50 minutos, a equipa liderada por Fabiano Soares reagiu por intermédio de Mendy, mas o avançado do Estoril-Praia acabou por permitir uma defesa a Rui Patrício quando estava praticamente isolado perante o guarda-redes do Sporting.

O Estoril-Praia tentou contrariar o ambiente mais favorável ao Sporting, mas o discernimento dos jogadores da 'linha' não encontrava um fio condutor que levasse ao golo.

Jorge Jesus refrescou o ataque do Sporting qos 66 minutos com a entrada de Bruno César e saída de Teo Gutiérrez, e aos 70 minutos Kieszek voltou a negar o 'hat-trick' a Slimani. Dois minutos depois, foi a vez de João Mário rematar ao lado da baliza do Estoril-Praia.

Apesar do domínio do Sporting, o Estoril-Praia foi procurando um golo que relançasse a partida, e aos 78 minutos conseguiu-o por intermédio de Léo Bonatini após um pontapé de canto marcado por Mattheus no lado esquerdo.

O Sporting acabou por acusar a pressão de defender a margem mínima no marcador, e nos instantes finais foi Rui Patrício quem segurou, literalmente, os três pontos aos 'leões'.

Com este resultado, o Sporting voltou ao primeiro lugar do campeonato, ainda que à condição, e espera agora pelo desfecho do jogo entre Benfica e Tondela da próxima segunda-feira para saber se regressa ou não à liderança isolada.

Já o Estoril-Praia viu ser interrompido um ciclo de quatro jogos sem perder, e tem agora o oitavo lugar em risco, uma vez que o Paços de Ferreira pode ultrapassar os 'canarinhos' já no domingo caso vençam em Guimarães o Vitória.